Quem somos

Torcida virtual

No início dos anos 90, ter um computador em casa significava pertencer a uma classe social de maior poder aquisitivo. Sistemas eletrônicos de informação conhecidos como “videotexto” eram hobbies de elite e parte desses usuários acessava sistemas fechados chamados “BBS”, onde só entravam pessoas com prévia indicação.

Com a explosão do acesso à internet e a consequente ‘popularização’ dos PCs (personal computers) nas residências, o acesso aos BBSs acabou liberado para todos que se interessassem em assinar o serviço. Depois de algum tempo, cerca de 20 mil usuários já frequentavam chats e trocavam mensagens nas chamadas “conferências virtuais”.

Não demorou para o maior destes sistemas abrir espaço para a criação de uma conferência de torcedores corinthianos, a “Gaviões do Mandic (152)”. Na tentativa de desvincular daquele grupo os nomes da torcida organizada corinthiana e do BBS, iniciou-se no fim de 1995 uma votação para escolher o nome da torcida virtual. Mesmo com sugestões como Fiel Eletrônica, Raça Net, Torcida Eletrônica Corinthiana e Corinthianet, nenhum deles teria tanta aceitação quanto o vencedor: Netimão.

A primeira reunião da Netimão aconteceu em 1996, ano de Libertadores e da contratação de um dos maiores craques da atualidade pelo Corinthians: o atacante Edmundo. Cerca de 10 amigos foram juntos ao Pacaembu acompanhar o amistoso de estreia do “Animal”, quando Edmundo substituiu o legendário Luizinho “Pequeno Polegar”.

Já o primeiro Encontro Oficial da NeTim@o (grafia adotada para criar relação entre o grupo e o mundo virtual) aconteceu no primeiro jogo do Corinthians no Campeonato Paulista daquele ano, dia 31/1. No Pacaembu, o Todo Poderoso Timão goleou o Araçatuba por 4 a 0!

Centenas de encontros vieram após este, nos estádios ou nos demais lugares em que pudemos exercer nossa devoção pelo Sport Club Corinthians Paulista.

A NeTim@o passou a ser um grupo real de amigos criados no mundo virtual. Estivemos presentes nas maiores conquistas da história do Timão, com destaque para as viagens em caravana ao Rio de Janeiro (2000) e para o Japão (2012) na conquista do bicampeonato mundial de clubes da FIFA.

No decorrer destes anos, concluímos que deveríamos ao menos criar uma landing page para preservar online um pouco da nossa história. Hoje mantemos convívio virtual através de grupos de WhatsApp e buscamos sempre quem queira fazer parte da história da mais antiga torcida eletrônica de um time brasileiro.

Vai, Corinthians