⚽Copa SulAmericana 2024 – Grupo F – 5° rodada – Corinthians 4×0 Argentinos Jrs (ARG)

Corinthians se impõe, goleia Argentinos Juniors na Neo Química Arena e avança com autoridade à fase mata-mata da Sul-Americana

Primeira etapa: bola parada e erros do rival facilitam a vida alvinegra

Na noite desta terça-feira, a Neo Química Arena foi palco de uma atuação sólida e eficaz do Corinthians, que não apenas venceu, mas convenceu diante do Argentinos Juniors, ao aplicar uma expressiva goleada por 4 a 0. O resultado, que garantiu ao clube alvinegro a classificação antecipada à fase mata-mata da Copa Sul-Americana, foi construído principalmente na primeira etapa, com um misto de méritos próprios e falhas do adversário argentino.

Sob o comando do técnico António Oliveira, o Timão entrou em campo com duas mudanças significativas: os retornos de Raniele e Yuri Alberto ao time titular. A equipe foi escalada com: Carlos Miguel; Fagner, Félix Torres, Cacá e Hugo; Raniele, Breno Bidon e Rodrigo Garro; Romero, Wesley e Yuri Alberto.

Apesar de um início de partida um tanto travado, com o Argentinos Juniors propondo o jogo e pressionando no campo ofensivo, o Corinthians mostrou eficiência ao aproveitar sua primeira oportunidade real. Aos nove minutos, após cobrança de falta de Fagner, o atacante Yuri Alberto subiu no primeiro pau e desviou de cabeça no canto direito do goleiro Diego Rodriguez, inaugurando o marcador e inflamando a torcida corinthiana. 1 a 0 Corinthians!

Mesmo com a vantagem, o time brasileiro teve dificuldade na construção das jogadas e viu os argentinos insistirem pelas laterais e em bolas paradas. No entanto, a defesa alvinegra se manteve sólida e respondeu com jogadas rápidas de contra-ataque. Aos 25, Wesley finalizou com perigo e obrigou defesa do arqueiro adversário. Logo depois, Rodrigo Garro também arriscou de longe, novamente exigindo trabalho de Rodriguez.

Aos 41 minutos, o Corinthians se beneficiou de um erro crasso do goleiro adversário. Em tentativa de saída de bola curta, Diego Rodriguez acabou entregando nos pés de Romero, que deixou a bola para Wesley. O jovem atacante teve frieza para encobrir o goleiro e marcar o segundo. 2 a 0!

Na sequência, outro erro defensivo resultou no terceiro. O zagueiro Godoy recuou mal para Rodriguez, e Yuri Alberto aproveitou a indecisão para interceptar e concluir com categoria. Era o terceiro gol do Corinthians ainda na primeira etapa, sacramentando uma vantagem contundente antes do intervalo. 3 a 0 Corinthians!

Segunda etapa: controle e a “lei do ex” selam a classificação

Na volta do intervalo, o técnico António Oliveira optou por preservar Félix Torres, que saiu lesionado, e promoveu a entrada de Gustavo Henrique. Com o placar amplamente favorável, o Corinthians se manteve mais contido, administrando a vantagem e explorando os espaços deixados pelo adversário.

Apesar de manter mais a posse de bola, o Argentinos Juniors teve dificuldades para criar chances claras. Tentativas de longa distância, como a de Montiel aos dez minutos, passaram longe da meta de Carlos Miguel. O Timão, por sua vez, era mais perigoso nas transições rápidas. Raniele e Wesley articularam jogadas em velocidade, e Garro voltou a se destacar na criação.

Aos 25 minutos, António Oliveira fez novas alterações: Rodrigo Garro e Romero deixaram o campo para as entradas de Igor Coronado e Gustavo Mosquito. Mais tarde, Pedro Raul substituiu Yuri Alberto, e Fausto Vera entrou na vaga de Wesley.

O clube argentino ainda tentou diminuir a desvantagem, criando lances de perigo com Heredia e Gastón Verón, mas esbarrou na firme atuação de Carlos Miguel e na falta de precisão nas finalizações.

Já nos acréscimos, o Corinthians teve um gol anulado de Gustavo Mosquito por impedimento na origem da jogada. Mas ainda havia tempo para mais. Aos 47 minutos, Raniele interceptou no meio e passou para Fausto Vera. O volante, ex-jogador do Argentinos, trombou com a defesa e ficou com a sobra, finalizando de esquerda para fechar a conta com um toque da “lei do ex”. 4 a 0!

Classificação e próximos desafios

Com o triunfo, o Corinthians chegou aos 10 pontos no Grupo F da Sul-Americana, assegurando com uma rodada de antecedência a sua classificação para o mata-mata da competição continental. A equipe ainda disputa a liderança da chave com o Racing-URU, que soma 11 pontos.

O próximo compromisso do Timão será pelo Campeonato Brasileiro, no domingo, às 16h, novamente na Neo Química Arena. O adversário da sétima rodada será o Botafogo, e a expectativa é de casa cheia para empurrar o time na competição nacional.

Ficha técnica: Corinthians 4 x 0 Argentinos Juniors

Competição: Copa Sul-Americana – Fase de Grupos
Data: 14 de maio de 2024 (terça-feira)
Local: Neo Química Arena, São Paulo (SP)
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Felipe González Alveal (Chile)
Assistentes: José Retamal e Carlos Poblete
VAR: Fernando Vejar
Público: 39.929 pagantes (total: 40.049)
Renda: R$ 2.257.103,50
Gols: Yuri Alberto (9’ e 43’ do 1ºT), Wesley (41’ do 1ºT), Fausto Vera (47’ do 2ºT)
Cartões amarelos: Rodrigo Garro (Corinthians); Ariel Gamarra, Nicolas Oroz (Argentinos Juniors)

Escalações

Corinthians: Carlos Miguel; Fagner, Félix Torres (Gustavo Henrique), Cacá, Hugo; Raniele, Breno Bidon, Rodrigo Garro (Igor Coronado); Romero (Gustavo Mosquito), Yuri Alberto (Pedro Raul), Wesley (Fausto Vera).
Técnico:

Argentinos Juniors: Diego Rodriguez; Fernando Meza, Erik Godoy, Palacio, Montiel; Ariel Gamarra (José Herrera), Nicolas Oroz (Juan Cardozo), Viveros; Gastón Verón (Matías Perelló), Maxi Romero (Heredia), Batallini.
Técnico:

 

Tags: