Corinthians vence Santo André no último lance, mas está eliminado do Campeonato Paulista
Em um final dramático e com emoção até o último lance, o Corinthians venceu o Santo André por 3 a 2, na tarde do último sábado, na Neo Química Arena, em duelo válido pela 11ª rodada do Campeonato Paulista. Apesar do resultado positivo, a vitória não foi suficiente para garantir a classificação à próxima fase do estadual. O Timão, que chegou aos 13 pontos no Grupo C, acabou eliminado pela combinação de resultados da rodada — especialmente pela vitória da Inter de Limeira, que confirmou a desclassificação corinthiana ainda na fase de grupos.
Diante de mais de 38 mil torcedores que compareceram ao estádio em Itaquera, o Corinthians protagonizou mais uma montanha-russa de emoções. Abriu dois gols de vantagem, sofreu o empate nos minutos finais e, num último suspiro, conseguiu o triunfo com um gol salvador de Pedro Raul aos 50 minutos do segundo tempo. Mas o alívio momentâneo da vitória não foi capaz de apagar a frustração pela precoce eliminação em uma das competições mais tradicionais e simbólicas do calendário estadual.
A escalação do Timão
Com a necessidade de vencer e torcer por tropeços dos rivais, o técnico António Oliveira mandou a campo o que tinha de melhor. A principal novidade foi o retorno do goleiro Cássio, recuperado de um trauma no quadril. Além disso, o treinador contou pela primeira vez com Igor Coronado, recém-chegado ao clube, que iniciou no banco de reservas. Outro reforço importante foi Pedro Raul, liberado após período de recuperação de lesão na coxa.
A equipe titular foi escalada com: Cássio; Fagner, Félix Torres, Gustavo Henrique e Hugo; Raniele, Maycon e Rodrigo Garro; Wesley, Romero e Yuri Alberto.
Já no banco de suplentes, ficaram à disposição: Carlos Miguel, Matheus França, Caetano, Fausto Vera, Pedro Henrique, Gustavo Silva, Pedro Raul, Biro, Raul Gustavo, Léo Mana, Ryan e Igor Coronado.
Primeira etapa de pressão e alívio
A partida começou com o Santo André se lançando ao ataque, já que a equipe do ABC também precisava da vitória. Durante os primeiros minutos, o Corinthians teve dificuldades em sair da pressão adversária. A primeira jogada mais incisiva do Timão veio com Wesley, que usou da velocidade para tentar criar espaço na defesa rival. Aos 11 minutos, Yuri Alberto chegou a balançar as redes após escorada de Raniele, mas o gol foi anulado por toque de mão do atacante.
Aos poucos, o Corinthians foi tomando o controle do jogo. Rodrigo Garro e Wesley comandavam as ações ofensivas e buscavam acionar Yuri Alberto com frequência. A insistência deu resultado aos 33 minutos. Após cruzamento de Fagner do meio de campo, Maycon dominou no peito dentro da área e finalizou com categoria, abrindo o placar: 1 a 0 para o Timão.
O gol deu confiança ao Corinthians, que seguiu dominando a partida até o intervalo. Ainda houve chances de ampliar com Gustavo Henrique e Garro, mas o placar permaneceu inalterado até o fim da primeira etapa.
Segundo tempo de drama
O Corinthians voltou para o segundo tempo com a mesma intensidade. Logo nos primeiros minutos, Raniele teve boa chance em cobrança de escanteio, mas cabeceou para fora. O Santo André respondeu com perigo aos sete minutos, quando Igor Fernandes finalizou cruzado e exigiu grande defesa de Cássio. Na sequência, o goleiro precisou salvar um escanteio que quase terminou em gol olímpico.
Aos 26 minutos, o Corinthians ampliou o marcador. Em jogada iniciada por Hugo, a bola chegou a Yuri Alberto, que finalizou rasteiro e marcou o segundo gol alvinegro: 2 a 0.
Mesmo com a vantagem, o Corinthians não conseguiu controlar o jogo. O Santo André foi para o tudo ou nada e encontrou espaços na defesa corinthiana. Aos 34 minutos, em cobrança de escanteio, Bruno Michel completou para o gol após desvio na primeira trave: 2 a 1.
A situação piorou aos 42 minutos. Após cruzamento da direita, Ariel finalizou e a bola sobrou para Lohan, que, entre três marcadores, desviou para o fundo do gol, empatando a partida e calando a Neo Química Arena: 2 a 2.
A eliminação parecia selada. Porém, o Corinthians ainda tinha uma última cartada. Aos 50 minutos, no último lance do jogo, Fagner cruzou na área e Pedro Raul, livre de marcação, cabeceou com precisão no canto do goleiro Luiz Daniel. Gol da vitória e explosão de alívio na arquibancada: 3 a 2 Corinthians.
Vitória com gosto amargo
Apesar da vibração com o gol no apagar das luzes, o sentimento que tomou conta da Fiel após o apito final foi de tristeza e frustração. A eliminação ainda na primeira fase do Campeonato Paulista é simbólica para o atual momento de reconstrução do clube, que apostou em uma reformulação do elenco e na chegada de um treinador estrangeiro, mas não conseguiu corresponder dentro de campo.
O Corinthians encerra a primeira fase com 13 pontos conquistados em 11 jogos, quatro vitórias, um empate e seis derrotas — desempenho abaixo do esperado para um clube de sua grandeza. Mesmo com a queda de rendimento de rivais diretos, como o Mirassol, a vitória da Inter de Limeira acabou sendo o golpe final nas esperanças corinthianas de avançar à próxima fase.
Próximo compromisso
Com a eliminação consumada, resta ao Corinthians apenas cumprir tabela na última rodada. O clube alvinegro volta a campo no próximo domingo, dia 9, às 16h, quando enfrenta o Água Santa, no Estádio Primeiro de Maio, em São Bernardo do Campo.
O duelo servirá como teste para o técnico António Oliveira ajustar a equipe visando as competições que ainda restam na temporada. A missão agora é recuperar o moral do elenco e buscar uma resposta rápida, principalmente na Copa Sul-Americana e no Campeonato Brasileiro, onde o Timão ainda terá importantes desafios pela frente.
A vitória sobre o Santo André foi emocionante, mas ineficaz. Um retrato cruel da campanha irregular do Corinthians no Campeonato Paulista de 2025. Faltou consistência, sobrou nervosismo e, mesmo com lampejos de qualidade, o time não conseguiu se encontrar ao longo da primeira fase. A eliminação precoce deve servir de alerta para o clube, que precisa agir com sabedoria para não comprometer o restante da temporada.
Ficha técnica
Competição: Campeonato Paulista
Local: Neo Química Arena, São Paulo, SP
Data: 02 de março de 2024 (sábado)
Horário: 16h00 (de Brasília)
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza
Assistentes: Miguel Cataneo Ribeiro da Costa e Evandro de Melo Lima
Árbitro de vídeo: Thiago Duarte Peixoto
Gols: Maycon, Yuri Alberto, Pedro Raul (Corinthians); Bruno Michel e Lohan (Santo André)
Cartões amarelos: Fagner, Gustavo Henrique e Pedro Raul (Corinthians); Afonso e Wellington Reis (Santo André)
Público: 43.379 pagantes (público total: 43.627)
Renda: R$ 2.656.331,00
CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Félix Torres, Gustavo Henrique e Hugo; Raniele, Maycon (Fausto) e Rodrigo Garro (Gustavo Silva); Wesley (Pedro Henrique), Romero (Igor Coronado) e Yuri Alberto (Pedro Raul).
Técnico: António Oliveira
SANTO ANDRÉ: Luiz Daniel; Júnior Caiçara (Bruno Michel), João Maistro (Ariel), Afonso e Igor Fernandes; Wellington Reis, Dudu Vieira e Marciel (Felipe Ferreira); Geovane, Cléo Silva (Enzo) e Léo Passos (Lohan).
Técnico: Márcio Fernandes