⚽Campeonato Paulista 2025 – Grupo A – 11° rodada – Novorizontino 0x1 Corinthians

Com brilho de Alex Santana, Corinthians vence o Novorizontino fora de casa e assume liderança do Paulistão

Em noite de superação, mudanças estratégicas e grande atuação defensiva, o Corinthians venceu o Novorizontino por 1 a 0 fora de casa, no Estádio Doutor Jorge Ismael de Biasi, o “Jorjão”, em partida antecipada da 11ª rodada do Campeonato Paulista. O gol solitário da partida foi marcado pelo volante Alex Santana, que se destacou não apenas pela precisão ofensiva, mas também pelo controle e equilíbrio no meio de campo, especialmente na etapa complementar.

Com esse resultado, o Corinthians chegou a 18 pontos e assumiu a liderança isolada do Grupo A do Paulistão, além de figurar, ainda que momentaneamente, como o primeiro colocado na classificação geral da competição. O clube do Parque São Jorge aguarda agora os desdobramentos da rodada para saber se manterá essa posição privilegiada, uma vez que o Mirassol, concorrente direto, ainda tem jogos a disputar e pode ultrapassar o Timão nos critérios de desempate.

A vitória foi ainda mais significativa por ter sido conquistada com uma equipe majoritariamente reserva, uma estratégia pensada pelo técnico Ramón Díaz para preservar seus principais nomes visando o clássico contra o Palmeiras, que será realizado na próxima quinta-feira (14), no Allianz Parque. Mesmo com um primeiro tempo de ampla superioridade do adversário, a equipe corinthiana soube reagir na segunda etapa, demonstrando maturidade, organização tática e eficiência nos momentos decisivos.

O técnico Ramón Díaz optou por poupar diversos jogadores considerados titulares, dando oportunidade a jovens promessas e atletas que vinham tendo menos minutos em campo. Entre as novidades, destacaram-se as estreias como titulares de João Vitor “Jacaré” e Luiz Eduardo, que demonstraram personalidade em seus primeiros minutos com a camisa do time principal.

A escalação inicial do Corinthians seguiu o esquema 4-4-2, com Hugo Souza no gol; Jacaré, Félix Torres, João Pedro Tchoca e Hugo compondo a linha defensiva; Ryan, Alex Santana, Charles e Luiz Eduardo no meio-campo; Pedro Raul e Yuri Alberto formando a dupla de ataque. No banco de reservas, o técnico alvinegro contou com: Matheus Donelli, André Ramalho, Ángel Romero, Giovane, Matheus Bidu, Héctor Hernández, Cacá, Léo Mana, Talles Magno, Bahia, Gui Negão e Dieguinho.

Já o Novorizontino, comandado por Eduardo Baptista, veio a campo com: Jordi no gol; Rafael Donato, Patrick e César Martins na zaga; Jean Irmer, Luís Oyama, Airton, Moisés, Waguininho e Fábio Matheus no meio; Robson e Pablo Dyego no comando do ataque.

A partida começou com o Novorizontino ditando o ritmo e se impondo ofensivamente. Logo no primeiro minuto, Jean arriscou uma finalização forte, exigindo grande intervenção de Hugo Souza, que salvou o Corinthians de sofrer um gol relâmpago.

A pressão continuou intensa, e aos 20 minutos, Robson recebeu lançamento em profundidade e foi derrubado por Hugo dentro da área. O árbitro assinalou o pênalti, convertido por Pablo Dyego. No entanto, o goleiro corinthiano brilhou mais uma vez e defendeu a cobrança, mantendo o placar zerado e dando um novo fôlego ao Timão.

Na sequência, Luís Oyama encontrou Airton em excelente condição, e o atacante driblou Hugo, finalizando em direção ao gol vazio. Quando tudo parecia se encaminhar para o primeiro gol dos mandantes, João Pedro Tchoca apareceu em cima da linha para evitar o que seria a abertura do placar. A torcida local mal acreditava no que via.

O Corinthians, por sua vez, pouco conseguiu produzir ofensivamente durante toda a primeira etapa. A equipe enfrentou dificuldades na transição, sofreu com a marcação alta do Novorizontino e não conseguiu finalizar ao gol de Jordi. A única chegada mais próxima foi já nos acréscimos, quando Hugo Farias cruzou para a área, mas a defesa cortou antes da bola chegar em Yuri Alberto.

Antes do intervalo, Pablo Dyego ainda acertou o travessão após chute desviado, e Robson desperdiçou duas grandes oportunidades após falhas de Charles na saída de bola. O apito final do primeiro tempo veio como alívio para o Timão, que conseguiu segurar o 0 a 0 mesmo com ampla desvantagem em campo.

No segundo tempo, o Corinthians voltou com outra postura. As primeiras substituições surtiram efeito imediato: Giovane, Romero e Matheus Bidu deram mais dinâmica à equipe, que passou a trocar passes com mais segurança, aumentar a posse de bola e ocupar o campo ofensivo.

Aos 21 minutos, Matheus Bidu cobrou escanteio pela esquerda, a defesa afastou parcialmente, e Giovane, atento, recolocou a bola na área. Alex Santana subiu mais que a defesa e testou firme, no contrapé de Jordi, para marcar o gol da vitória corinthiana.

A comemoração foi intensa entre os jogadores, que reconheceram a importância do resultado tanto para a tabela quanto para a moral do elenco. Alex Santana, inclusive, foi muito elogiado pela comissão técnica após o jogo, não apenas pelo gol, mas pela liderança exercida em campo com uma equipe alternativa.

Após abrir o placar, o Corinthians manteve o controle do jogo com inteligência. A equipe passou a administrar a posse de bola, reduziu os espaços do adversário e diminuiu o ímpeto ofensivo do Novorizontino, que ainda tentou buscar o empate.

Aos 39 minutos, a partida foi interrompida por cinco minutos devido ao uso de sinalizadores por parte da torcida visitante. A arbitragem agiu com rapidez para conter os ânimos e, após a paralisação, o jogo foi retomado.

Nos minutos finais, Héctor Hernández quase ampliou para o Timão após um belo giro na grande área, obrigando Jordi a fazer boa defesa. Já nos acréscimos, Romero ainda acertou a trave em cobrança de falta, por pouco não transformando o placar em uma vitória ainda mais expressiva.

Com a vitória, o Corinthians alcançou 18 pontos e assumiu a liderança do Grupo A do Campeonato Paulista. A equipe também figura no topo da classificação geral, somando mais pontos que qualquer outro clube até o momento da partida. No entanto, o Mirassol ainda pode ultrapassar o Timão caso vença seus compromissos e supere a equipe de Ramón Díaz nos critérios de desempate.

A vitória fora de casa reforça o bom momento da equipe, que agora foca suas atenções no clássico contra o Palmeiras. O Dérbi será realizado na próxima quinta-feira (14), às 20h, no Allianz Parque, pela sétima rodada da fase de grupos do Paulistão. A expectativa é de que os principais jogadores retornem à equipe titular, o que inclui nomes como Igor Coronado, Memphis Depay, José Martínez e Talles Magno.

Após o apito final, o técnico Ramón Díaz valorizou a vitória e destacou o desempenho dos jovens jogadores.

“Foi um jogo de muita dificuldade, especialmente no primeiro tempo. O Novorizontino tem uma equipe muito bem treinada, que nos pressionou desde o começo. Mas mostramos capacidade de reação, fizemos os ajustes no intervalo, e a equipe respondeu com maturidade. Destaco a atuação do Alex Santana, que foi decisivo. Além disso, o elenco mostrou que está preparado para as diferentes situações da temporada”, afirmou o treinador.

Ficha técnica
Competição: Campeonato Paulista
Local: Jorge Ismael de Biasi, Novo Horizonte, SP
Data: 03 de fevereiro de 2025 (segunda-feira)
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Lucas Canetto Bellote
Assistentes: Daniel Paulo Ziolli e Evandro de Melo Lima
Árbitro de vídeo: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral
Gol: Alex Santana (Corinthians)
Cartões amarelos: Jean Irmer, Luís Oyama, Airton Moisés, Waguininho e Ben Hur Moreira Peres (Auxiliar técnico) (Novorizontino); Félix Torres, Pedro Raul e Ramón Díaz (Corinthians)

NOVORIZONTINO: Jordi; Rafael Donato, Patrick e César Martins (Matheus Frizzo); Jean Irmer (Willian Farias), Luís Oyama, Airton Moisés (Rodrigo Soares) e Waguininho; Fábio Matheus (Bruno José), Robson e Pablo Dyego (Ntahan Fogaça).
Técnico: Eduardo Baptista

CORINTHIANS: Hugo Souza; Jacaré (Léo Mana), Félix Torres, João Pedro Tchoca e Hugo Farias; Ryan, Alex Santana, Charles (Giovane) e Luiz Eduardo (Matheus Bidu); Pedro Raul (Héctor Hernández) e Yuri Alberto (Romero).
Técnico: Ramón Díaz

Tags: