⚽Campeonato Brasileiro 2024 – 28° rodada – São Paulo 3×1 Corinthians

Corinthians perde jogo continua na zona de rebaixamento

Domingo de tristeza em Brasília

Na tarde deste domingo, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, o Corinthians enfrentou o São Paulo pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro e saiu de campo com uma amarga derrota por 3 a 1. Em um duelo de muita luta e adversidades, o Timão terminou a partida com dois jogadores a menos, complicando ainda mais sua situação na competição nacional.

Escalações

São Paulo: Rafael; Arboleda, Welington, Lucas, Calleri, Luciano, Rafinha, Luiz Gustavo, Bobadilla, Wellington Rato e Alan Franco.

Corinthians: Hugo Souza; Fagner, Cacá, André Ramalho e Matheus Bidu; José Martínez, Charles, Breno Bidon e Rodrigo Garro; Romero e Yuri Alberto.

Reservas: Matheus Donelli, Matheuzinho, Félix Torres, Gustavo Henrique, Raniele, Pedro Henrique, André Carrillo, Héctor Hernández, Ryan, Hugo, Igor Coronado e Memphis Depay.

 

Primeira etapa marcada por equilíbrio e expulsão determinante

O jogo começou com o São Paulo impondo uma leve superioridade, mas sem criar grandes oportunidades nos minutos iniciais. O Corinthians tentava explorar os contra-ataques, utilizando a velocidade de Romero e a habilidade de Rodrigo Garro para surpreender o adversário.

O rival chegou a ameaçar em jogadas aéreas e de bola parada, mas a defesa corinthiana, liderada por Cacá e André Ramalho, conseguia neutralizar. O Timão também teve suas oportunidades: em uma delas, Gabi Zanotti lançou Yuri Alberto em cobrança de falta, mas a defesa adversária afastou o perigo.

O panorama da partida mudou drasticamente aos 45 minutos da primeira etapa. Em disputa dentro da área, o lateral Fagner pisou em Calleri e, após revisão do VAR, o árbitro aplicou o segundo cartão amarelo para o corinthiano, que foi expulso. Na sequência, Lucas Moura converteu a penalidade máxima, colocando o São Paulo em vantagem antes do intervalo.

Corinthians volta melhor, mas sofre nova expulsão

Na volta do intervalo, o técnico Ramón Díaz promoveu mudanças para tentar reequilibrar o time. Sacou Matheus Bidu, Breno Bidon e José Martínez para as entradas de Félix Torres, André Carrillo e Igor Coronado. O Corinthians cresceu em campo e chegou a pressionar o São Paulo.

Logo nos primeiros minutos, Igor Coronado protagonizou linda jogada individual, driblando adversários e deixando Romero em ótimas condições de marcar. O paraguaio, no entanto, não conseguiu finalizar corretamente, e a arbitragem ainda assinalou impedimento no lance.

O Timão mostrava sinais de reação até que, aos 20 minutos, uma nova ducha de água fria: em nova revisão do VAR, o zagueiro André Ramalho foi expulso após atingir Luciano com uma cotovelada. Com dois jogadores a menos, a missão de buscar a virada tornou-se praticamente impossível.

São Paulo amplia, Corinthians reage, mas sofre golpe fatal

A equipe da casa aproveitou a superioridade numérica. Aos 29 minutos, após cobrança de escanteio de Wellington Rato, o zagueiro Arboleda subiu sozinho e ampliou o marcador para o São Paulo.

Mesmo com todas as dificuldades, o Corinthians demonstrou bravura. Aos 39 minutos, em jogada rápida, André Carrillo encontrou Yuri Alberto na direita. O atacante finalizou de perna esquerda e descontou para o Timão, acendendo uma pequena esperança nos corações corinthianos.

O Timão ainda se lançou ao ataque em busca do empate, mas foi surpreendido nos acréscimos. Em um contra-ataque letal, o São Paulo chegou ao terceiro gol com André Silva, decretando a derrota por 3 a 1.

Panorama do Campeonato Brasileiro

Com mais esse revés, o Corinthians permanece na zona de rebaixamento, ocupando a 17ª colocação com 28 pontos conquistados. A situação preocupa, especialmente porque a equipe enfrenta uma sequência decisiva nas próximas rodadas.

Atrás do Timão, o Fluminense também tropeçou ao ser derrotado pelo lanterna Atlético-GO por 1 a 0, mantendo acesa a esperança corinthiana de escapar da degola.

Próximo desafio

O Corinthians volta a campo na próxima quarta-feira, às 21h45, no Maracanã, para enfrentar o Flamengo pelo jogo de ida das semifinais da Copa do Brasil. O duelo promete ser mais uma batalha intensa para o elenco comandado por Ramón Díaz, que tentará se recuperar da dura derrota sofrida no Majestoso.

Resumo das expulsões e impacto no jogo

O primeiro cartão vermelho, dado ao lateral Fagner nos acréscimos da primeira etapa, comprometeu o sistema defensivo do Corinthians, que já enfrentava dificuldades para conter as investidas do rival. Sem um de seus principais jogadores de marcação, o Timão ficou vulnerável.

A expulsão de André Ramalho no segundo tempo selou o destino da equipe no Majestoso. Com apenas nove jogadores, o Corinthians viu o São Paulo dominar amplamente a partida e construir a vitória sem maiores dificuldades.

O clássico em Brasília evidenciou, mais uma vez, as fragilidades do atual elenco corinthiano. Falhas defensivas, falta de consistência no meio-campo e nervosismo excessivo em momentos cruciais são fatores que vêm comprometendo a campanha do Timão no Campeonato Brasileiro.

Apesar do esforço e da luta até o apito final, o Corinthians amarga uma situação dramática e precisa, urgentemente, reencontrar o caminho das vitórias para evitar um desfecho trágico nesta temporada.

Ficha técnica de São Paulo 3 x 1 Corinthians

Competição: Campeonato Brasileiro
Local: Mané Garrincha, Brasília, DF
Data: 29 de setembro de 2024 (domingo)
Horário: 16h00 (de Brasília)
Árbitro: Rafael Rodrigo Klein
Assistentes: Guilherme Dias Camilo e Rafael da Silva Alves
Árbitro de vídeo: Daniel Nobre Bins
Gols: Arboleda, Lucas Moura e André Silva (São Paulo); Yuri Alberto (Corinthians)
Cartões amarelos: Rafinha, Alan Franco, Calleri, Luciano, Ferraresi, Erick e Luis Zubeldia (São Paulo); Fagner, Charles, Romero, Igor Coronado, Diego Ferreira (Preparador físico) e Pedro Henrique (Corinthians)
Cartões vermelhos: Fagner e André Ramalho (Corinthians)
Público: 25.898 pagantes (público total: 25.898)
Renda: R$ 2.928.201,50

SÃO PAULO: Rafael; Rafinha (Ferraresi), Arboleda, Alan Franco e Welington (Jamal Lewis); Luiz Gustavo, Bobadilla (Liziero), Wellington Rato (André Silva) e Lucas Moura; Calleri e Luciano (Erick).
Técnico: Zubeldía

CORINTHIANS: Hugo Souza; Fagner, André Ramalho, Cacá e Matheus Bidu (André Carrillo); José Martínez (Félix Torres), Breno Bidon (Igor Coronado), Charles (Gustavo Henrique) e Rodrigo Garro (Memphis Depay); Romero e Yuri Alberto.
Técnico: Ramón Díaz