Corinthians garante classificação heroica na Copa do Brasil com gol no último lance contra o Juventude
Vitória emocionante na Neo Química Arena
Em uma noite que ficará marcada na história recente do clube, o Corinthians conquistou, de forma heroica, a classificação para a próxima fase da Copa do Brasil. Jogando diante de mais de 45 mil torcedores na Neo Química Arena, o Timão venceu o Juventude por 3 a 1 nesta quarta-feira, 11 de setembro de 2024. O gol decisivo veio apenas nos minutos finais, coroando uma atuação de muita entrega e perseverança.
Escalações
Corinthians: Hugo Souza; Fagner (Léo Mana), André Ramalho, Gustavo Henrique e Matheus Bidu; Charles (Breno Bidon), Raniele (Igor Coronado) e Rodrigo Garro; Romero, Talles Magno (Giovane) e Yuri Alberto (Caetano).
Técnico: Ramón Díaz
Juventude: Gabriel; João Lucas, Danilo Boza, Zé Marcos e Alan Ruschel; Ronaldo, Jadson e Luís Oyama (Lucas Freitas); Lucas Barbosa (Diego Gonçalves), Erick Farias (Ewerton) (Marcelinho) e Ronie Carrillo (Edson Carioca).
Técnico: Jair Ventura
Primeiro tempo de tensão e polêmica
Apesar da vantagem conquistada no jogo de ida, o Juventude iniciou a partida buscando o ataque e tentando surpreender o Corinthians. A equipe de Ramón Díaz se defendeu bem nas investidas iniciais e aos poucos assumiu o controle da partida, apostando em jogadas pelas laterais para buscar espaços.
O jogo ganhou contornos dramáticos com a atuação polêmica do árbitro Wagner do Nascimento Magalhães, que irritou os jogadores e a torcida corinthiana com suas marcações. Em um duelo muito truncado, as chances claras de gol eram escassas.
Aos 25 minutos, o Timão finalmente levou perigo com um chute rasteiro de Charles que obrigou o goleiro Gabriel a fazer boa defesa. Em seguida, em cruzamento de Fagner, Matheus Bidu encontrou espaço para tocar para o meio da área, mas Romero furou na tentativa de finalização.
A pressão corinthiana foi recompensada logo depois. Em bela jogada coletiva, Yuri Alberto tocou de calcanhar para Talles Magno, que encontrou Romero livre na área. O paraguaio finalizou com categoria para abrir o placar e levar a torcida ao delírio.
Contudo, a euforia durou pouco. O Juventude respondeu no lance seguinte e marcou, mas o gol foi anulado após revisão do VAR, que detectou falta no goleiro Hugo Souza. A tensão aumentou e, poucos minutos depois, em nova jogada de bola parada, o adversário empatou, desta vez com validação após nova checagem do árbitro de vídeo.
Nos acréscimos, o Corinthians quase retomou a vantagem. Romero cruzou para Yuri Alberto, que cabeceou para fora. O primeiro tempo, recheado de emoções, terminou empatado em 1 a 1.
Pressão intensa e gols na raça
Com a necessidade de vencer, o Corinthians voltou para o segundo tempo buscando o ataque desde o primeiro minuto. Charles teve boa oportunidade logo no início, mas parou novamente em grande defesa de Gabriel, que começava a se tornar o grande nome da partida para o adversário.
O Timão seguiu sufocando o Juventude, que não conseguia sair do campo de defesa. Foram inúmeras tentativas, com finalizações de Rodrigo Garro e Igor Coronado, além de diversos cruzamentos que eram afastados pela defesa rival.
Na tentativa de dar mais criatividade ao setor ofensivo, Ramón Díaz promoveu as entradas de Igor Coronado e Giovane. As mudanças surtiram efeito imediato, com o Corinthians aumentando ainda mais a pressão.
O goleiro Gabriel seguia como um verdadeiro paredão, impedindo o segundo gol do Timão em diversas ocasiões. Até que, aos 33 minutos, a insistência foi recompensada. Em bela jogada, Garro finalizou da entrada da área. Gabriel fez a defesa parcial, mas a bola bateu na trave, no zagueiro e morreu no fundo do gol: 2 a 1 para o Corinthians.
Classificação garantida com gol salvador
Com a vantagem, o Corinthians não se acomodou e seguiu buscando o terceiro gol, que lhe daria a classificação direta sem necessidade de penalidades. A torcida, em êxtase, empurrou o time até o último minuto.
Aos 42 minutos, Ramón Díaz ainda realizou novas alterações, colocando Léo Mana e Breno Bidon para dar mais fôlego ao time. A recompensa veio já nos acréscimos: escanteio cobrado por Igor Coronado e, no meio da área, André Ramalho subiu mais alto que todos para cabecear firme, sacramentando a vitória por 3 a 1 e a classificação para a próxima fase.
Próximos passos
Agora, o Corinthians volta suas atenções para o Campeonato Brasileiro. O próximo desafio será contra o Botafogo, no sábado, dia 14 de setembro, às 21h, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro. O Timão, que ainda luta para sair da zona de rebaixamento, busca embalar após a heroica classificação conquistada na Copa do Brasil
Ficha técnica
Competição: Copa do Brasil
Local: Neo Química Arena, São Paulo, SP
Data: 11 de setembro de 2024 (quarta-feira)
Horário: 21h00 (de Brasília)
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães
Assistentes: Bruno Raphael Pires e Alessandro Álvaro Rocha de Matos
Árbitro de vídeo: Rodrigo Nunes de Sá
Gols: André Ramalho, Romero e Zé Marcos (gol contra) (Corinthians); e Hugo Souza (gol contra) (Juventude)
Cartões amarelos: Hugo Souza, Fagner, Rodrigo Garro, Romero, Léo Mana e Cacá (Corinthians); Zé Marcos, Ronaldo e Ronie Carrillo (Juventude)
Público: 45.199 pagantes (público total: 45.509)
Renda: R$ 2.594.584,00
CORINTHIANS: Hugo Souza; Fagner (Léo Mana), André Ramalho, Gustavo Henrique e Matheus Bidu; Charles (Breno Bidon), Raniele (Igor Coronado) e Rodrigo Garro; Romero, Talles Magno (Giovane) e Yuri Alberto (Caetano).
Técnico: Ramón Díaz
JUVENTUDE: Gabriel; João Lucas, Danilo Boza, Zé Marcos e Alan Ruschel; Ronaldo, Jadson e Luís Oyama (Lucas Freitas); Lucas Barbosa (Diego Gonçalves), Erick Farias (Ewerton) (Marcelinho) e Ronie Carrillo (Edson Carioca).
Técnico: Jair Ventura