Corinthians vence o Falcon e garante vaga na próxima fase da Copinha
Na tarde desta segunda-feira o Corinthians confirmou sua classificação para a próxima fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior.
A equipe alvinegra venceu o Falcon, de Sergipe, por 1 a 0, em partida disputada no Estádio Bruno José Daniel, em Santo André. O gol da vitória foi marcado por Bahia, capitão do time, no segundo tempo.
A equipe comandada por Orlando Ribeiro entrou em campo com força máxima, apostando em um sistema tático 4-2-3-1 que vem sendo mantido desde o início da competição.
O time titular foi escalado com Kauê; Caipira, Fernando Vera, Caio Garcez e Denner; Bahia e Vitinho Dourado; Luiz Eduardo, Luiz Fernando e Nicollas; Gui Negão.
O adversário, o Falcon, treinado por Alexandre Camilo, foi a campo com a seguinte formação: Dida; Guilherme, Julio Gabriel, Arthur, Flávio, Fernando, Maquinhos, Gabriel Matos, Jhon, Emerson e Ricardo.
O Corinthians começou a partida de forma ofensiva e logo aos dois minutos criou a primeira chance de perigo, em cobrança de falta de Vitinho Dourado. A defesa sergipana, no entanto, conseguiu afastar.
A pressão seguiu intensa, e aos oito minutos Gui Negão arriscou de fora da área após erro na saída de bola do Falcon, mas parou na defesa do goleiro Dida.
Aos 11, o Timãozinho teve mais uma boa oportunidade em escanteio. Luiz Eduardo cruzou na primeira trave e, após um desvio, a bola sobrou para Fernando Vera, que finalizou por cima do gol. As jogadas de bola parada seguiam como arma principal da equipe alvinegra.
Aos 15 minutos, Gui Negão voltou a ameaçar o gol adversário após cruzamento de Bahia, desviando a bola com perigo. Dois minutos depois, Nicollas também teve uma boa chance, exigindo mais uma intervenção de Dida.
O Falcon respondeu aos 26 minutos, em sua primeira chance clara. Gabriel Matos arriscou de longa distância em cobrança de falta, mas a finalização foi sem direção. O Corinthians voltou a levar perigo aos 42, em jogada ensaiada de escanteio, e no fim da primeira etapa, Kauê salvou o time paulista com bela defesa após chute de fora da área de Guilherme.
Na segunda etapa, Orlando Ribeiro promoveu as entradas de Araújo e Dieguinho. Aos cinco minutos, Dieguinho tentou um chute de fora da área, mas a bola foi bloqueada. Aos sete, em novo escanteio, Bahia apareceu bem na área e cabeceou com força, mas para fora.
A melhor chance do Corinthians até então veio aos 13 minutos. Dieguinho cruzou para Nicollas, que cabeceou no travessão. No rebote, Gui Negão tentou nova finalização de cabeça, mas a defesa tirou em cima da linha.
O Falcon respondeu com um contra-ataque perigoso aos 25 minutos. Gabriel Matos avançou com velocidade e finalizou cruzado, obrigando Kauê a fazer mais uma boa defesa.
O gol que garantiu a classificação corinthiana saiu aos 30 minutos. Após cobrança de escanteio, Caio Garcez desviou levemente e a bola sobrou para Bahia. O volante dominou e finalizou com categoria, estufando as redes e selando a vitória.
O Corinthians ainda teve outra boa chance aos 35, novamente em bola parada. Araújo subiu bem para cabecear, mas a bola passou rente à trave.
Com o resultado, o Corinthians garantiu a classificação para a terceira fase da competição – uma etapa antes das oitavas.
O próximo adversário do Timão será o Vila Nova. Detalhes como local, data e horário ainda serão definidos pela FPF.
Ficha técnica
Competição: Copa São Paulo de Futebol Júnior
Local: Bruno José Daniel, Santo André, SP
Data: 13 de janeiro de 2025 (segunda-feira)
Horário: 17h30 (de Brasília)
Árbitro: Pedro Henrique Alves de Paula
Assistentes: Vladimir Nunes da Silva e Raphael Martinasso Lima
Gol: Bahia (Corinthians)
Cartões amarelos: Bahia (Corinthians); Guilherme e Deyvisson (Falcon)
CORINTHIANS: Kauê; Caipira, Fernando Vera, Caio Garcez e Denner; Vitinho Dourado, Bahia (Pedro Thomas), Luiz Eduardo (Dieguinho), Luiz Fernando (Nicolas Araújo) e Nicollas (Rodrigão); Gui Negão (Pellegrin).
Técnico: Orlando Ribeiro
FALCON: Dida; Guilherme, Julio Gabriel, Arthur, Flávio (Deyvisson), Fernando, Marquinhos, Gabriel Matos (Samuel), Jhon (Luan), Emerson (Ariel) e Ricardo (José).
Técnico: Alexandre Camilo