Corinthians vence Cuiabá com gol de Memphis Depay e respira fora da zona de rebaixamento
Vitória sofrida e fundamental para o Timão
Nesta segunda-feira, em duelo válido pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Corinthians conquistou uma vitória fundamental. Atuando na Arena Pantanal, a equipe superou o Cuiabá pelo placar de 1 a 0, com gol de pênalti de Memphis Depay, e, com isso, deixou a temida zona de rebaixamento da competição nacional.
O elenco dirigido pelo técnico Ramón Díaz encontrou grandes dificuldades ao longo dos 90 minutos, principalmente na criação de jogadas. No entanto, a personalidade em momentos decisivos e a eficiência defensiva garantiram os preciosos três pontos.
Primeiro tempo: pênalti sofrido por Talles Magno e gol de Memphis
O Corinthians iniciou o confronto apostando no esquema 4-4-2, com destaque para a dupla de ataque formada por Talles Magno e Memphis Depay. No entanto, a equipe alvinegra mostrou dificuldades de construção ofensiva, demorando a se firmar no campo do adversário.
A primeira polêmica do jogo ocorreu em lance envolvendo Breno Bidon, derrubado próximo à grande área. A princípio, a arbitragem assinalou falta para o Timão, mas o VAR reverteu a decisão, anulando o possível pênalti.
Com dificuldades para criar, o Corinthians sofreu para neutralizar as investidas do Cuiabá, que tentava ameaçar através de finalizações de longa distância. Hugo Souza, goleiro corinthiano, precisou trabalhar para evitar surpresas, defendendo bem tentativas de Fernando Sobral e Pitta.
Aos poucos, o Timão passou a equilibrar as ações. Memphis Depay organizou jogada que resultou em bom chute de Igor Coronado, bloqueado pela defesa. Posteriormente, Raniele também arriscou, mas parou nas mãos do goleiro Walter.
O alívio para a torcida corinthiana veio aos 40 minutos. Após excelente lançamento de Félix Torres, Talles Magno foi derrubado na área por Marllon, e o árbitro não hesitou em marcar pênalti. Com muita frieza, Memphis Depay cobrou no canto esquerdo e abriu o placar para o Corinthians, levando a vantagem mínima para o intervalo.
Segundo tempo: resistência e manutenção da vitória
Na volta dos vestiários, o Cuiabá se lançou ao ataque, forçando o Corinthians a se fechar e buscar contra-ataques. A equipe adversária tentava surpreender através de finalizações de longa distância, mas sem sucesso.
Vendo a necessidade de fortalecer o meio-campo e melhorar a marcação, Ramón Díaz promoveu as entradas de Charles e André Carrillo nas vagas de Alex Santana e Breno Bidon.
Mesmo acuado, o Corinthians criou boas oportunidades em jogadas isoladas. Aos 21 minutos, André Ramalho, que substituiu o lesionado Cacá, quase ampliou de cabeça após cobrança de escanteio de Igor Coronado.
A equipe mandante respondeu com chute perigoso de Lucas Fernandes, que passou rente à trave de Hugo Souza. Em contrapartida, o Timão quase liquidou a partida com Talles Magno, que carimbou a trave em chute forte de perna esquerda.
Com o adversário pressionando nos minutos finais, o Corinthians apostou na solidez defensiva. Os cruzamentos e lançamentos do Cuiabá foram neutralizados pela defesa, que se manteve firme até o apito final.
Classificação e próximos compromissos
Com a vitória, o Corinthians chega a 35 pontos e sobe para a 15ª colocação na tabela, deixando para trás Juventude, Red Bull Bragantino e Athletico-PR. A luta para se afastar definitivamente do rebaixamento segue, mas o triunfo em Mato Grosso representa uma injeção de ânimo para a reta final da temporada.
O próximo compromisso do Timão é pela Copa Sul-Americana. A equipe viaja até Buenos Aires para enfrentar o Racing no jogo de volta das semifinais. A partida está marcada para a próxima quinta-feira, às 21h30, no estádio El Cilindro.
A vitória sofrida diante do Cuiabá mostrou o quanto cada ponto conquistado nesta reta final do Brasileirão é valioso para o Corinthians. A equipe, embora ainda com dificuldades criativas e certa vulnerabilidade defensiva, demonstrou garra e resiliência, características imprescindíveis para alcançar a permanência na elite do futebol nacional.
Agora, o foco se volta para o desafio continental diante do Racing, onde o Timão precisará novamente de concentração máxima e espírito de luta para buscar a vaga na final da Sul-Americana.
Ficha técnica
Competição: Campeonato Brasileiro
Local: Arena Pantanal, Cuiabá, MT
Data: 28 de outubro de 2024 (segunda-feira)
Horário: 19h00 (de Brasília)
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa e Francisco Chaves Bezerra Junior
Árbitro de vídeo: Igor Junio Benevenuto de Oliveira
Gol: Memphis Depay (Corinthians)
Cartões amarelos: Marllon, Ramon, Filipe Augusto, Fernando Sobral e Clayson (Cuiabá); Raniele e Igor Coronado (Corinthians)
Público: 16.680 torcedores
Renda: R$ 1.818.680,00
CUIABÁ: Walter; Matheus Alexandre (Eliel), Marllon, Bruno Alves e Ramon; Filipe Augusto (Raylan), Fernando Sobral (Denilson) e Gustavo Sauer (Max); Lucas Fernandes, Clayson e Pitta.
Técnico: Bernardo Franco
CORINTHIANS: Hugo Souza; Matheuzinho, Félix Torres, Cacá (André Ramalho) e Matheus Bidu; Raniele (Romero), Alex Santana (André Carrillo), Breno Bidon (Charles) e Igor Coronado (Rodrigo Garro); Memphis Depay e Talles Magno.
Técnico: Ramón Díaz