⚽Copa Sul-Americana 2024 – 11° rodada – Quartas de Final (ida) – Fortaleza (CE) 0x2 Corinthians

Corinthians domina Fortaleza e abre vantagem nas quartas da Sul-Americana

Vitória consistente em solo nordestino

Na noite desta terça-feira, o Corinthians deu um importante passo rumo às semifinais da Copa Sul-Americana. Atuando na Arena Castelão, em Fortaleza, o Timão apresentou um futebol sólido e eficiente para vencer o Fortaleza por 2 a 0, no primeiro jogo das quartas de final da competição continental. Com gols de Igor Coronado e Yuri Alberto, o clube paulista construiu uma vantagem significativa para o duelo de volta, que ocorrerá na Neo Química Arena.

Primeiro tempo de equilíbrio e golaço decisivo

Desde os minutos iniciais, o Corinthians demonstrou a sua intenção de controlar o ritmo da partida. Mesmo jogando fora de casa, a equipe comandada pelo técnico Ramón Díaz dominou a posse de bola e apresentou transições ofensivas rápidas, aproveitando a formação em losango no meio-campo.

Logo aos seis minutos, Igor Coronado protagonizou um belo lance ao aplicar uma caneta em Lucas Sasha e tabelar com Talles Magno. O meia ainda tentou a finalização, mas a defesa conseguiu desviar o chute.

O Fortaleza respondeu rapidamente. Aos nove minutos, Breno Lopes cruzou para Lucero, que finalizou de primeira, mas a bola desviou em Cacá e saiu pela linha de fundo. A equipe nordestina procurava manter a intensidade, mas encontrava dificuldades na criação diante da marcação adiantada do Timão.

Apesar de algumas tentativas do adversário, como chutes de longa distância de Pochettino, o Corinthians seguiu levando perigo, especialmente com jogadas individuais de Breno Bidon e Igor Coronado. No entanto, o último passe era o grande obstáculo para transformar o volume de jogo em gols.

Quando o primeiro tempo se encaminhava para um empate sem gols, brilhou a estrela de Igor Coronado. Aos 40 minutos, em bela jogada pela entrada da área, o meia bateu de primeira, acertando o ângulo esquerdo de João Ricardo e abrindo o placar com um golaço para delírio da Fiel presente no Castelão.

Até o intervalo, o Fortaleza tentou reagir em bolas paradas, mas o sistema defensivo corinthiano se manteve sólido, levando a vantagem mínima para o vestiário.

Segunda etapa de domínio e consolidação da vitória

Na volta do intervalo, o Corinthians manteve o ímpeto ofensivo, sem se contentar com o placar de 1 a 0. A equipe de Ramón Díaz voltou melhor, explorando principalmente as jogadas pelas laterais e utilizando a velocidade de seus jogadores.

Logo aos cinco minutos, o Timão quase ampliou. Igor Coronado acionou Talles Magno, que devolveu para o meia. Coronado driblou Tinga e tentou finalizar, mas a bola acabou sobrando para Talles, que, mesmo sem goleiro, acabou desperdiçando uma chance clara.

O Corinthians criava, dominava e empilhava oportunidades, mas esbarrava nas próprias finalizações. Yuri Alberto arriscou de fora da área aos 16 minutos, sem sucesso. Pouco depois, Fagner invadiu a área pela direita e cruzou para Talles Magno, que furou na hora de concluir.

Aos 21 minutos, nova grande chance: Igor Coronado cruzou para Talles Magno, que desviou de letra, obrigando João Ricardo a fazer boa defesa. A blitz corinthiana era intensa, e as mudanças promovidas por Ramón Díaz apenas reforçaram a ideia ofensiva da equipe.

Com a entrada de José Martínez, André Carrillo e Rodrigo Garro, o Corinthians ganhou ainda mais dinamismo, enquanto o Fortaleza demonstrava cansaço e pouca capacidade de reação.

Gol nos acréscimos sela a vitória

Mesmo com o domínio, o segundo gol insistia em não sair. O Fortaleza chegou a assustar aos 32 minutos, com cabeceio de Tinga após cruzamento de Kervin Andrade, mas Hugo Souza estava atento e fez boa defesa.

A insistência do Timão foi recompensada nos acréscimos. Aos 47 minutos, Yuri Alberto iniciou a jogada com passe em profundidade para Matheuzinho, que cruzou. A zaga do Fortaleza cortou parcialmente, mas a bola caiu nos pés de Yuri, que, de pé esquerdo, estufou as redes e fechou o marcador em 2 a 0 para o Corinthians.

Atuação coletiva e superioridade tática

O triunfo corinthiano foi marcado por uma atuação coletiva de alto nível. A linha defensiva, composta por Fagner, Félix Torres, Cacá e Hugo, se mostrou segura, neutralizando as principais jogadas do Fortaleza.

No meio-campo, Ryan e Breno Bidon deram suporte tanto na construção quanto na marcação, enquanto Igor Coronado brilhou com técnica e criatividade. No ataque, a movimentação de Talles Magno e Yuri Alberto constantemente abriu espaços e confundiu a defesa adversária.

Com 2 a 0 no placar, o Corinthians agora pode até perder por um gol de diferença na Neo Química Arena, na próxima terça-feira, que garantirá a classificação para as semifinais da Sul-Americana.

Próximos compromissos

O Timão volta a campo no próximo sábado, às 16h, para enfrentar o Atlético-GO pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, em partida que acontecerá na Neo Química Arena. Já na terça-feira seguinte, às 21h30, decide a vaga para as semifinais da Sul-Americana em casa, com o apoio da Fiel.

Com moral elevada e desempenho consistente, o Corinthians reforça o sonho de mais um título continental em sua história gloriosa.

Ficha técnica
Competição: Copa Sul-Americana
Local: Governador Plácido Castelo, Fortaleza, CE
Data: 17 de setembro de 2024 (terça-feira)
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Dario Herrera
Assistentes: Ezequiel Brailovsky e Facundo Rodriguez.
Árbitro de vídeo: Mauro Vigliano
Gols: Igor Coronado, Yuri Alberto (Corinthians)
Cartões amarelos: Yuri Alberto e Rodrigo Garro (Corinthians)
Público: 45.331 pagantes (público total: 46.617)
Renda: R$ 1.344.658,00

FORTALEZA: João Ricardo; Tinga, Kuscevic, Titi (Marinho) e Felipe Jonatan; Lucas Sasha (Matheus Rossetto), Pochettino (Machuca) e Hércules; Yago Pikachu (Pedro Augusto), Breno Lopes (Kervin) e Lucero.
Técnico: Juan Pablo Vojvoda

CORINTHIANS: Hugo Souza; Fagner (Matheuzinho), Félix Torres, Cacá e Hugo Farias; Charles (André Carrillo), Breno Bidon, Ryan (José Martínez) e Igor Coronado (Rodrigo Garro); Talles Magno (Romero) e Yuri Alberto.
Técnico: Ramón Díaz