Corinthians vence a Ferroviária e garante vaga nas quartas de final do Paulista Sub-20
Domínio total em campo e vitória essencial
Na tarde desta sexta-feira, o Corinthians mostrou força e competência para seguir firme no Campeonato Paulista Sub-20. Atuando na Fazendinha, o Timão dominou as ações e superou a Ferroviária com uma vitória expressiva por 3 a 0, garantindo assim sua classificação para as quartas de final do Estadual.
Comandado por Raphael Laruccia, o elenco alvinegro não deu chances para o adversário e se impôs desde os primeiros minutos de partida. Gui Negão abriu o placar, Kayke ampliou ainda no primeiro tempo em cobrança de pênalti e, na segunda etapa, Bahia sacramentou a classificação com um lindo gol colocado.
Corinthians se impõe desde o início
Com forte necessidade de vitória para se garantir no mata-mata, o Corinthians assumiu o controle da partida desde o apito inicial. O calor forte no Parque São Jorge deixou o ritmo da partida mais cadenciado, mas não impediu que o Timão assumisse o protagonismo.
Logo aos dez minutos, Thomas Lisboa arriscou de fora da área, levando perigo. Pouco depois, aos 15, o placar foi aberto: Miguel acertou belo passe em profundidade para Gui Negão, que invadiu a área, driblou o marcador e finalizou com precisão para fazer 1 a 0.
Com a vantagem, o Corinthians continuou controlando o jogo. Apesar de uma chegada perigosa da Ferroviária aos 31 minutos, quando Pedrinho obrigou o goleiro Kauê a fazer boa defesa, o Timão era dono do duelo.
Antes do intervalo, a superioridade se transformou em mais um gol. Thomas Lisboa foi derrubado dentro da área após bela jogada individual, e o árbitro assinalou pênalti. Na cobrança, Kayke mostrou categoria e deslocou o goleiro Igor, ampliando a vantagem para 2 a 0.
Pressão inicial da Ferroviária e reação alvinegra
A Ferroviária voltou para a segunda etapa tentando buscar o resultado. Logo no primeiro minuto, Dias chutou cruzado e forçou boa defesa de Kauê. Pouco depois, o mesmo Dias perdeu outra chance clara, finalizando mal dentro da área.
Diante da pressão inicial, Raphael Laruccia promoveu alterações: Thomas Agustín e Bahia entraram para dar mais consistência ao time.
A resposta foi imediata. O Timão voltou a equilibrar o jogo e quase marcou o terceiro em boa jogada pela esquerda, que culminou em finalização de André salva por Igor.
A situação da Ferroviária complicou-se ainda mais aos 22 minutos. Pedrão, que acabara de entrar, cometeu falta dura em Thomas Agustín e foi expulso com menos de um minuto em campo.
Bahia fecha a conta e Corinthians comemora classificação
Com um jogador a mais, o Corinthians dominou completamente as ações ofensivas. Tentando ampliar, o Timão chegou ao terceiro gol com classe: Bahia recebeu na intermediária, limpou dois marcadores e, com muita categoria, finalizou colocado no canto direito do goleiro Igor, selando o triunfo alvinegro.
A partir do terceiro gol, Laruccia promoveu novas substituições, visando administrar a vantagem e descansar peças importantes para a sequência do torneio. Jhonatan, GH e Vitor Manoel entraram nas vagas de Luiz Fernando, Gui Negão e Fernando Vera.
O Timão manteve o controle da partida até o apito final, sem correr riscos e comemorando muito a vaga garantida na próxima fase da competição.
Campanha consolidada e expectativa para o mata-mata
Com a vitória, o Corinthians fechou a terceira fase do Paulista Sub-20 com oito pontos conquistados no Grupo 24, garantindo a segunda melhor campanha da chave. O Timão agora aguarda a definição dos outros classificados para conhecer seu adversário nas quartas de final.
O chaveamento será definido pelo desempenho geral: a melhor campanha enfrenta a pior campanha dos classificados, a segunda melhor encara a sétima e assim por diante.
O desempenho sólido diante da Ferroviária e o crescimento do time ao longo da competição enchem a torcida alvinegra de esperança para a sequência do campeonato. O objetivo do Corinthians agora é claro: seguir avançando até conquistar o título.
Escalações e detalhes da partida
Corinthians: Kauê; Vitinho, Fernando Vera, Rafa Venâncio (Thomas Agustín) e Miguel; Thomas Lisboa (Yago), André e Luiz Eduardo (Bahia); Luiz Fernando (Jhonatan), Kayke (Juninho) e Gui Negão (GH).
Banco de reservas: Matheus Corrêa, Vitor Manoel, Thomas Agustín, Yago, Caipira, Juninho, GH, Bahia e Jhonatan.
Técnico: Raphael Laruccia.
Ferroviária: Igor; João Victor, Gadu, DG e Araújo; Meirelles, Schilling e Dieguinho; Pedrinho, Erick e Thiago.
Próximos passos
Embalado pela vitória, o Corinthians volta a treinar nos próximos dias focado na preparação para as quartas de final. O elenco alvinegro busca manter a evolução técnica e tática mostrada na reta final da terceira fase para brigar de igual para igual contra qualquer adversário.
A torcida, como sempre, segue confiante e apoiando, com a expectativa de ver mais uma geração promissora do Terrão fazendo história nas categorias de base do Timão.
Vai, Corinthians!
Ficha técnica
Competição: Campeonato Paulista de Futebol Sub-20
Local: Estádio Alfredo Schürig, São Paulo, SP
Data: 13 de setembro de 2024 (sexta-feira)
Horário: 14h00 (de Brasília)
Árbitro: Guilherme Francisco Maciel da Silva
Assistentes: Jose Lucas Candido de Souza e Guilherme Holanda Moura Lima.
Gols: Kayke, Gui Negão, Bahia (Corinthians)
Cartões amarelos: Vitor Manoel (Corinthians); Erick (Ferroviária)
Cartão vermelho: Pedro Henrique Estevam (Ferroviária)
CORINTHIANS: Kauê; Vitinho, Fernando Vera (Vitor Manoel), Rafael Venâncio (Thomas Agustín) e Miguel; Thomas Lisboa (Yago), André e Luiz Eduardo Amorim (Bahia); Luiz Fernando (Jhonatan), Kayke (Juninho) e Gui Negão (Guilherme Henrique).
Técnico: Raphael Laruccia
FERROVIÁRIA: Igor; João Victor (Nicolas Eduardo da Silva), Gadu (Vinicius de Jesus Santos), GD e Araújo (Gabriel Garcia Ticianelli); Meirelles, Schilling (Felipe Teixeira Ferreira) e Dieguinho; Pedrinho (Vinicius Pereira Rocha), Erick (Guilherme Dias dos Santos) e Thiago (Pedro Henrique Estevam).
Técnico: Celso Carlos Martins Filho