Corinthians é derrotado pelo Ibrachina no Paulista Sub-20
Desempenho comprometido pelo campo sintético resulta em revés para o Timãozinho
Na tarde desta quinta-feira, o Corinthians entrou em campo pela terceira rodada da terceira fase do Campeonato Paulista Sub-20 e acabou derrotado pelo Ibrachina por 2 a 1, em partida realizada na Arena Ibrachina, em São Paulo. O time comandado por Raphael Laruccia sofreu bastante para se adaptar ao gramado sintético do estádio, fator que influenciou diretamente no desempenho da equipe.
O Timãozinho até abriu o placar com um golaço de Luiz Eduardo, mas, na segunda etapa, viu o adversário empatar logo no início e, nos acréscimos, sofrer o gol da derrota. A equipe alvinegra, que tem apenas o Paulista como competição no segundo semestre, agora precisa redobrar a atenção para o próximo confronto, novamente contra o Ibrachina, já na próxima terça-feira, dia 3, na Fazendinha.
Escalações
Com mudanças estratégicas, Raphael Laruccia armou o Corinthians em um esquema 4-3-3, escalando: Kauê; Vitinho, Fernando Vera, Renato e Caio Garcez; Thomas Lisboa, Yago e Bahia; Luiz Eduardo, Luiz Fernando e Gui Negão.
No banco de reservas, o treinador contou com as opções: Matheus Corrêa, Pellegrin, Lorenzo, Caraguá, Rafa Venâncio, Juninho, Messias, Pires e Yuske.
O Ibrachina, por sua vez, foi a campo com: Alesson Brotto; Luiz Fernando, Samuel Canuto, João Bandaró, Jeilson Júnior, Isaque Alencar, Ronald Santos, Nathan Yuri, Vinicius Lima, Marquinhos e PH.
Primeiro Tempo
O início da partida expôs imediatamente as dificuldades do Corinthians com o gramado sintético da Arena Ibrachina. A equipe da casa, ciente desta vantagem, pressionou a saída de bola alvinegra e dominou a posse nos primeiros minutos.
Sem conseguir trabalhar a bola de maneira eficiente, o Timãozinho apostou nos lançamentos longos para encontrar espaços no campo adversário. Aos 17 minutos, a estratégia surtiu efeito: após tentativa frustrada de Thomas Lisboa no corredor central, Luiz Eduardo recuperou a posse e acertou um forte chute de longa distância, balançando as redes e colocando o Corinthians na frente.
O Ibrachina, contudo, não demorou a reagir. Aos 23 minutos, em cobrança de escanteio, a bola sobrou para o centroavante paulistano que finalizou com perigo, sendo salvo em cima da linha por Fernando Vera.
Com dificuldades de construir jogadas pelo chão, o Corinthians seguiu apostando em bolas longas e criou nova oportunidade aos 35 minutos, quando Gui Negão recebeu lançamento e quase ampliou, parando na defesa adversária.
A reta final da primeira etapa foi de pouca inspiração ofensiva, com o meio-campo congestionado e poucas chances reais de gol. Assim, o primeiro tempo foi encerrado com a vantagem parcial do Corinthians por 1 a 0.
Segundo Tempo
Logo no primeiro lance da segunda etapa, o Corinthians sofreu um duro golpe. Com menos de um minuto, o Ibrachina empatou: em cobrança de lateral, a bola foi lançada na área, Vinicius Lima ajeitou de cabeça e PH encobriu o goleiro Kauê.
A igualdade trouxe novo ânimo ao time mandante e expôs ainda mais as dificuldades do Timãozinho. Buscando ajustar a equipe, Raphael Laruccia promoveu a entrada de Rafael Venâncio no lugar de Caio Garcez.
Mesmo com a alteração, o Ibrachina seguiu explorando o setor esquerdo da defesa alvinegra. Em uma dessas investidas, Marquinhos exigiu grande defesa de Kauê, que evitou a virada com a ponta dos dedos.
O Corinthians ainda foi salvo em nova jogada de escanteio, aos 20 minutos, quando Renato afastou outra bola em cima da linha.
O calor forte também influenciou o ritmo do jogo, obrigando a arbitragem a paralisar o confronto para hidratação dos atletas. Na volta, o clima esquentou, e a partida ficou mais ríspida, com várias faltas duras e discussões entre os jogadores.
Vendo a necessidade de maior mobilidade, Laruccia fez novas trocas: Pellegrin e Caraguá entraram para dar novo fôlego, enquanto Messias e Juninho também foram acionados.
Nos minutos finais, o Corinthians tentou pressionar o Ibrachina, subindo suas linhas e insistindo nas bolas aéreas, mas pecou na precisão dos passes e nas finalizações.
Quando o empate parecia irreversível, o Ibrachina encontrou o caminho da vitória. Aos 49 minutos, em rápido contra-ataque pelo lado esquerdo da defesa corinthiana, Marquinhos cruzou rasteiro e Wendell, que havia entrado na segunda etapa, mandou para o fundo da rede, decretando a vitória da equipe da casa por 2 a 1.
Durante a comemoração, jogadores do Ibrachina invadiram o gramado, provocando novo acréscimo no tempo, mas o Timãozinho não conseguiu mais reagir.
Próximos passos
Com a derrota, o Corinthians se complica na busca pela classificação no Campeonato Paulista Sub-20. A equipe agora precisa reencontrar o caminho das vitórias na próxima terça-feira, dia 3 de julho, quando enfrentará novamente o Ibrachina, desta vez na Fazendinha.
O duelo será de extrema importância para as pretensões do Timãozinho na competição, sendo essencial corrigir os erros apresentados, especialmente no que diz respeito à adaptação ao estilo de jogo adversário e na organização defensiva.
Ficha técnica
Competição: Campeonato Paulista de Futebol Sub-20
Local: Ibrachina Arena, São Paulo, SP
Data: 29 de agosto de 2024 (quinta-feira)
Horário: 15h00 (de Brasília)
Árbitro: Vinicius Diniz de Camargo
Assistentes: Enderson Emanoel Turbiani da Silva e Rodrigo Meirelles Bernardo.
Gols: PH e Wendell (Ibrachina FC); Luiz Eduardo Amorim (Corinthians)
Cartões amarelos: Luiz Fernando, Samuel Canuto, Vinicius Lima e Wendell (Ibrachina FC); Fernando Vera e Bahia (Corinthians)
IBRACHINA FC: Alesson Brotto; Luiz Fernando (Hugo), Samuel Canuto, João Bandaró, Jeilson Júnior, Isaque Alencar (Dedé), Ronald Santos (Lucas Café), Nathan Yuri (Vinicius Araújo), Vinicius Lima (Vinicius Sanches), Marquinhos e PH (Wendell).
Técnico: Artur Akiyama
CORINTHIANS: Kauê; Vitinho (Pellegrin), Renato, Fernando Vera, Caio Garcez (Rafael Venâncio), Thomas Lisboa, Yago, Bahia (Caraguá), Luiz Eduardo Amorim (Juninho), Luiz Fernando (Messias) e Gui Negão.
Técnico: Raphael Laruccia