Corinthians brilha nos pênaltis, elimina Bragantino e avança às quartas de final da Sul-Americana
Classificação heroica em noite inesquecível para Hugo Souza
O Corinthians conquistou uma vitória emocionante na noite desta terça-feira e carimbou seu passaporte para as quartas de final da Copa Sul-Americana. Atuando na Neo Química Arena, o Timão foi derrotado pelo Red Bull Bragantino por 2 a 1 no tempo normal, mas brilhou nas cobranças de pênaltis para assegurar a vaga, em uma atuação mágica do goleiro Hugo Souza.
O duelo, carregado de tensão e emoção, teve o Corinthians abrindo o placar com um belo gol de Rodrigo Garro ainda na primeira etapa, aumentando a vantagem no placar agregado. Entretanto, o Bragantino buscou a reação no segundo tempo, igualando o confronto e levando a decisão para a marca da cal.
Nas penalidades, o espetáculo ficou reservado para Hugo Souza, que realizou três defesas monumentais, se consagrando como o herói da classificação corinthiana.
Escalações iniciais
Corinthians: Hugo Souza; Fagner, Gustavo Henrique, André Ramalho, Cacá e Matheus Bidu; Ryan, Charles, Igor Coronado e Rodrigo Garro; Giovane.
Red Bull Bragantino: Fabrício; Nathan Mendes, Eduardo, Douglas e Luan Cândido; Jhon Jhon, Lucas Evangelista, Vitinho e Lincoln; Thiago Borbas e Eduardo Sasha.
Primeiro tempo: vantagem inicial com Garro
O Red Bull Bragantino iniciou a partida pressionando. Logo no primeiro minuto, Jhon Jhon cruzou na área e obrigou Hugo Souza a uma defesa de soco, mostrando que seria uma noite de muito trabalho para o goleiro alvinegro.
Aos seis minutos, Luan Cândido arriscou um forte chute de fora da área, mas a bola saiu sem direção. O Corinthians, por sua vez, teve dificuldades para se encontrar em campo e a primeira chegada de perigo só aconteceu após escanteio aos sete minutos.
A primeira grande oportunidade do Timão surgiu aos 12 minutos, em um cruzamento de Fagner para Matheus Bidu, que soltou uma bomba defendida com maestria por Fabrício.
O gol corinthiano saiu aos 23 minutos. Após bela jogada de Igor Coronado, a bola encontrou Rodrigo Garro, que dominou e finalizou com a perna esquerda. A bola desviou na marcação e morreu no fundo das redes, para delírio da Fiel.
Em busca de ampliar a vantagem, o Corinthians ainda teve boas oportunidades com Garro e Coronado, enquanto o Bragantino tentava responder sem sucesso.
Segundo tempo: Bragantino busca a reação
No intervalo, o técnico Pedro Caixinha promoveu mudanças e o Bragantino voltou mais agressivo. Logo no primeiro minuto, Luan Cândido tentou de longe, mas Hugo Souza defendeu sem dificuldades.
O Corinthians respondeu aos sete minutos, com uma linda jogada individual de Matheus Bidu, que quase marcou um golaço. Na sequência, o Bragantino passou a pressionar e criou boas chances com Jadsom e Jhon Jhon.
A pressão deu resultado aos 26 minutos, quando Eduardo Sasha aproveitou sobra na entrada da área e marcou um bonito gol, diminuindo a vantagem alvinegra.
O empate no placar agregado veio pouco depois, em cobrança de escanteio de Lucas Evangelista que encontrou Luan Cândido. O lateral subiu mais que a defesa e testou firme para o fundo do gol.
A reta final foi dramática, com o Corinthians tentando o empate para evitar a decisão nos pênaltis. André Ramalho ainda arriscou de longe, mas parou em grande defesa de Fabrício.
Disputa de pênaltis: Hugo Souza gigante
Com o empate, a vaga seria decidida nas penalidades máximas. A responsabilidade inicial foi de Rodrigo Garro, que com categoria deslocou o goleiro e abriu a série para o Timão.
O Bragantino empatou com Eduardo Sasha. Na sequência, André Ramalho desperdiçou sua cobrança, chutando por cima do travessão, colocando o time de Bragança Paulista em vantagem após gol de Lucas Evangelista.
A reação começou com Matheus Bidu, que bateu com segurança e igualou novamente o placar. Luan Cândido recolocou o Bragantino na frente, mas Pedro Henrique manteve o Corinthians vivo com uma bela cobrança.
O Bragantino parecia caminhar para a classificação quando Thiago Borbas marcou o quarto gol, obrigando o Timão a converter com Wesley, que não decepcionou e levou a disputa às cobranças alternadas.
No momento crucial, Gustavo Neves teve a chance de selar a vitória do Bragantino, mas parou em defesa espetacular de Hugo Souza. A Neo Química Arena explodiu em festa!
O volante Ryan perdeu sua cobrança para o Timão, aumentando ainda mais a tensão. Mas Douglas Mendes também parou em Hugo Souza.
O zagueiro Gustavo Henrique converteu para o Corinthians, e a decisão ficou nos pés de Guilherme, que viu seu chute ser defendido novamente por Hugo Souza, selando a heroica classificação alvinegra.
Próximos desafios
Agora, o Corinthians aguarda o vencedor do confronto entre Fortaleza e Rosario Central para conhecer seu adversário nas quartas de final da competição continental.
Enquanto isso, a equipe comandada por Ramón Díaz volta suas atenções para o Campeonato Brasileiro. No próximo domingo, dia 25, o Timão encara o Fortaleza na Arena Castelão, em jogo válido pela 24ª rodada da competição nacional.
Com a confiança renovada após a classificação heroica, o Corinthians espera manter o bom momento e seguir vivo tanto na Sul-Americana quanto no Brasileirão.
A noite na Neo Química Arena foi daquelas para ficar marcada na memória da Fiel. Com sofrimento, emoção e muita raça, o Corinthians escreveu mais um capítulo glorioso na sua história continental. A estrela de Hugo Souza brilhou intensamente e a caminhada rumo ao sonho do título segue firme!
Ficha técnica
Competição: Copa Sul-Americana
Local: Neo Química Arena, São Paulo, SP
Data: 20 de agosto de 2024 (terça-feira)
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Andrés Rojas
Assistentes: Richard Ortiz e David Fuentes
Árbitro de vídeo: Mauricio Perez
Gols: Rodrigo Garro (Corinthians); Luan Cândido e Eduardo Sasha (Red Bull Bragantino)
Cartões amarelos: Giovane (Corinthians); Lucas Evangelista, Jadsom e Mosquera (Red Bull Bragantino)
Público: 42.118 pagantes (público total: 42.312)
Renda: R$ 2.515.840,00
CORINTHIANS: Hugo Souza; Gustavo Henrique, Cacá e André Ramalho; Fagner (Matheuzinho), Ryan, Charles (Breno Bidon) e Matheus Bidu; Rodrigo Garro, Igor Coronado (Wesley) e Giovane (Pedro Henrique).
Técnico: Ramón Díaz
RED BULL BRAGANTINO: Fabricio; Nathan (Jadsom), Douglas, Eduardo e Luan Cândido; Jhon Jhon (Guilherme), Lucas Evangelista, Vitinho (Hurtado) e Lincoln (Mosquera) (Gustavinho); Thiago Borbas e Eduardo Sasha.
Técnico: Pedro Caixinha