⚽Campeonato Paulista Sub20 – Grupo 12 – 16° rodada – Corinthians 1×1 XV de Jaú

Corinthians Sub-20 empata com XV de Jaú e encerra segunda fase do Paulistão de forma tranquila

Timãozinho confirma liderança do grupo e avança com moral para a próxima etapa

Em partida realizada na tarde deste sábado, no Estádio Municipal Santana de Parnaíba, o Corinthians Sub-20 entrou em campo já com a classificação garantida e, sem grandes pressões, empatou por 1 a 1 com o XV de Jaú na última rodada da segunda fase do Campeonato Paulista da categoria.

O gol corinthiano foi anotado pelo zagueiro Renato ainda no início do primeiro tempo, enquanto o meia Kaká empatou para o adversário. Com o resultado, o Timãozinho chegou aos 12 pontos e confirmou a liderança do Grupo 20, enquanto o XV de Jaú, com 9 pontos, também assegurou a classificação para a próxima fase.

Primeiro tempo: Domínio inicial e empate inesperado

Com um time bem postado, o Corinthians começou o duelo de forma dominante. Logo aos três minutos, após uma forte marcação no meio-campo, Juninho arrancou pelo centro e deixou Yago em ótimas condições para finalizar. A defesa adversária conseguiu desviar para escanteio.

Na cobrança, Luiz Eduardo colocou a bola na medida para o zagueiro Renato subir mais que a defesa e testar firme para o fundo das redes, abrindo o placar para o Timão aos quatro minutos.

O ritmo intenso se manteve. A equipe comandada por Raphael Laruccia controlava o meio-campo e impunha seu jogo com tranquilidade. Aos 14 minutos, Yago protagonizou mais uma boa jogada individual que resultou em cartão amarelo para o volante Luiz Gabriel, do time de Jaú. Apesar de sentir um desconforto, Yago conseguiu permanecer na partida.

A primeira investida mais perigosa do XV de Jaú aconteceu apenas aos 19 minutos. Em um lance de ligação direta, o atacante Marquinhos aproveitou uma falha de marcação de Renato e saiu cara a cara com Cadu, mas finalizou fraco, facilitando a defesa do goleiro corinthiano.

O Timãozinho ainda teve boas oportunidades, como a finalização de longa distância de Luiz Eduardo e o chute de Beto defendido pelo goleiro Dacove.

Entretanto, quem marcou foi o XV de Jaú. Em uma jogada de rara ousadia, Kaká arriscou de fora da área e acertou um lindo chute, sem chances para Cadu, empatando a partida aos 30 minutos.

Até o intervalo, o Corinthians ainda teve chances de voltar à frente, especialmente com Beto, que, dentro da pequena área, desperdiçou boa oportunidade.

Segundo tempo: Jogo morno e administração do empate

No retorno do intervalo, o técnico Raphael Laruccia promoveu a entrada de Alexandre na lateral-esquerda, substituindo João Tabone.

O Corinthians demonstrou, nos primeiros minutos, a mesma vontade apresentada na primeira etapa. A equipe pressionava o adversário na saída de bola e tentava construir novas jogadas ofensivas.

Apesar disso, a primeira grande chance foi do XV de Jaú. Aos dez minutos, novamente Kaká criou perigo ao finalizar de dentro da área, contando com desvio da zaga alvinegra, mas parando em boa defesa de Cadu.

Após esse susto, o ritmo da partida caiu consideravelmente. Com a classificação praticamente assegurada para ambos os lados, as equipes passaram a administrar o resultado. O Timãozinho trocava passes no meio-campo e buscava manter o controle da posse, sem forçar o ataque.

Aos 25 minutos, Raphael Laruccia realizou três substituições: Luiz Eduardo, Beto e Juninho deixaram o campo para as entradas de Kalil, Franco Delgado e Nicollas.

Pouco depois, o treinador corinthiano ainda promoveu as entradas de Pellegrin e Messias nos lugares de Vitinho e Guilherme Pires.

Mesmo com as alterações, o panorama da partida pouco se alterou. O XV de Jaú teve uma oportunidade nos minutos finais, mas a defesa corinthiana, liderada por Renato, conseguiu neutralizar o perigo.

Expulsão e acréscimos finais

A partida teve um pouco mais de emoção nos acréscimos. Kalil, que havia recebido cartão amarelo pouco após entrar em campo, acabou sendo expulso ao cometer falta para impedir um contra-ataque do adversário.

Com um jogador a mais, o XV de Jaú se lançou ao ataque, mas sem efetividade. O árbitro concedeu seis minutos de acréscimo, mas nenhuma das equipes conseguiu alterar o placar, e o empate em 1 a 1 foi confirmado.

Classificação garantida e foco no Brasileirão

Com 12 pontos conquistados em seis partidas, o Corinthians avançou como líder do Grupo 20 para a terceira fase do Campeonato Paulista Sub-20. O XV de Jaú, com 9 pontos, também se classificou.

O próximo compromisso do Timãozinho será pelo Campeonato Brasileiro Sub-20. Na quarta-feira, a equipe enfrenta o Atlético-GO. No entanto, com 15 pontos somados até aqui, o clube alvinegro já não possui chances matemáticas de avançar na competição nacional, restando apenas duas rodadas para o fim da fase classificatória.

Escalação inicial e substituições

O Corinthians iniciou a partida com: Cadu; Vitinho, Renato, Caio Garcez e João Tabone; Thomas Agustín, Yago e Luiz Eduardo; Juninho, Guilherme Pires e Beto.

No banco de reservas estavam: Matheus Corrêa, Pellegrin, Alexandre, Thomas Lisboa, Kaue, Kalil, Nicollas, Franco Delgado e Messias.

As alterações realizadas durante o jogo foram: Alexandre no lugar de João Tabone, Kalil no lugar de Luiz Eduardo, Franco Delgado no lugar de Beto, Nicollas no lugar de Juninho, Pellegrin no lugar de Vitinho e Messias no lugar de Guilherme Pires.

Conclusão: Empate sem sustos e objetivo cumprido

O empate diante do XV de Jaú refletiu a tranquilidade de um Corinthians que já havia cumprido seu principal objetivo nesta etapa do Campeonato Paulista Sub-20. Apesar do segundo tempo morno, o desempenho coletivo e a liderança do grupo mantêm o otimismo para as próximas fases da competição estadual.

Agora, a equipe alvinegra volta suas atenções para o Brasileirão Sub-20, onde terá a oportunidade de encerrar a participação com dignidade, mesmo sem a possibilidade de classificação.
Ficha técnica

Competição: Campeonato Paulista de Futebol Sub-20
Local: Estádio Municipal Santana de Parnaíba, Santana de Parnaíba, SP
Data: 10 de agosto de 2024 (sábado)
Horário: 15h00 (de Brasília)
Árbitro: Pedro Henrique Alves de Paula
Assistentes: Viviane Pereira Lopes e Anna Beatriz Scagnolato
Gols: Renato (Corinthians); Kaká (XV de Jaú)
Cartões amarelos: Luiz Eduardo Amorim e Kallil Soares (Corinthians); Quintero e Luiz Gabriel (XV de Jaú)
Cartão vermelho: Kallil Soares (Corinthians)

CORINTHIANS: Cadu; Vitinho (Pellegrin), Renato, Caio Garcez, João Tabone (Alexandre), Thomas Agustín, Yago (Thomas Lisboa), Luiz Eduardo Amorim (Kallil Soares), Juninho (Nicollas), Guilherme Pires (Messias) e Roberto (Franco Delgado).
Técnico: Raphael Laruccia

XV DE JAÚ: Dacove; Quintero (Ygor Gabriel), Carlos (Gui Said), Iago, Luiz Gabriel, Gustavo, João Queiroz (Ryan Araujo), Tavares, Kaká (João Vitor), Kevyn Alves (Davi Luis) e Marquinhos.
Técnico: Isaque Pereira