Classificação heroica no Couto Pereira
Em uma noite repleta de emoções no estádio Couto Pereira, em Curitiba, o Corinthians garantiu sua vaga nas quartas de final da Copa do Brasil. Após um empate sem gols no tempo regulamentar diante do Grêmio, o time alvinegro levou a melhor nas penalidades, vencendo por 3 a 1 e assegurando sua classificação em meio a uma atmosfera de tensão e muita entrega em campo.
O destaque da partida ficou para os goleiros: Hugo Souza pelo lado corinthiano e Agustín Marchesín pelo tricolor gaúcho, que protagonizaram belas defesas durante os 90 minutos. Contudo, nas penalidades, a estrela do arqueiro corinthiano brilhou ainda mais, conduzindo o clube paulista a mais um importante passo em sua jornada na competição nacional.
Escalações
Corinthians: Hugo Souza; Cacá, Félix Torres e Gustavo Henrique; Matheuzinho, Charles, Ryan, Igor Coronado (substituído por Bidon) e Matheus Bidu; Pedro Henrique e Romero.
Grêmio: Agustín Marchesín; Rodrigo Ely, Jemerson e Kannemann; João Pedro, Mathías Villasanti, Carballo e Reinaldo; Soteldo, Cristaldo e Pávon.
Primeiro tempo de equilíbrio e boas defesas
O Corinthians iniciou a partida pressionando. Logo aos dois minutos, após falta sofrida por Pedro Henrique, Igor Coronado cobrou para a área, mas a defesa gremista afastou o perigo. Em resposta rápida, o Grêmio também tentou se aproximar do gol corinthiano, mas a marcação firme e as boas intervenções de Hugo Souza impediram o avanço adversário.
Aos 15 minutos, Coronado lançou Pedro Henrique, que chutou em cima do goleiro gremista. Na sequência, o atacante corinthiano seguiu sendo a principal referência ofensiva, causando constantes dificuldades para a defesa formada por Rodrigo Ely, Jemerson e Kannemann.
A primeira grande chance do Grêmio surgiu aos 26 minutos, com Soteldo obrigando Hugo Souza a fazer uma importante defesa. O goleiro voltou a aparecer com destaque em novo lance perigoso de Soteldo aos 31 minutos, mantendo o zero no placar.
No fim do primeiro tempo, o Corinthians ainda teve oportunidade em cabeçada de Romero após cruzamento de Matheuzinho, mas Marchesín salvou os gremistas com bela intervenção.
Segundo tempo de tensão e chances perdidas
O segundo tempo começou com o Corinthians tentando se impor. Logo no primeiro minuto, Pedro Henrique cabeceou para fora após cobrança de escanteio de Matheus Bidu. Pouco depois, o Grêmio respondeu com Cristaldo, mas novamente Hugo Souza mostrou segurança.
O jogo se tornou mais intenso, com ambas as equipes alternando momentos de pressão. Aos 20 minutos, Romero criou boa oportunidade ao cruzar para Pedro Henrique, mas a finalização foi mal executada.
A melhor chance do Corinthians surgiu aos 22 minutos, quando Cacá chutou cruzado, Marchesín espalmou e Romero tentou aproveitar o rebote, mas o goleiro argentino salvou novamente. Aos 29, Pedro Henrique teve mais uma chance de cabeça, porém mandou em cima do goleiro.
Nos minutos finais, as equipes demonstraram cautela, priorizando a defesa e levando a decisão da vaga para as penalidades.
Heróis nas penalidades
Nas cobranças de pênaltis, o Grêmio começou bem com Reinaldo, que bateu firme no ângulo. Romero respondeu para o Corinthians com precisão, deslocando Marchesín.
Na sequência, Edenílson desperdiçou sua cobrança para o Grêmio, chutando por cima. Aproveitando a chance, André Ramalho colocou o Corinthians em vantagem com uma batida firme e no ângulo.
O terceiro pênalti gremista, cobrado por Cristaldo, foi defendido por Hugo Souza, que se tornou o herói da noite. Em seguida, Giovane bateu com tranquilidade e ampliou para o time paulista.
O golpe final veio com o erro de Pavón, que isolou a bola, selando a vitória do Corinthians nas penalidades por 3 a 1.
Próximos desafios do Timão
Com a classificação garantida, o Corinthians aguarda agora o sorteio da CBF para conhecer seu adversário nas quartas de final da Copa do Brasil. Já estão confirmados na próxima fase clubes como Vasco da Gama, Atlético-MG, Juventude, Flamengo, Athletico-PR e Bahia.
Antes disso, o foco da equipe se volta para o Campeonato Brasileiro. No próximo sábado, dia 10 de agosto, às 21h30, o alvinegro receberá o Red Bull Bragantino na Neo Química Arena, pela 22ª rodada da competição.
O Corinthians demonstrou resiliência e maturidade em um confronto de extrema dificuldade. Apesar de poupar titulares e lidar com diversos desfalques, a equipe soube se comportar defensivamente e explorar suas chances, principalmente com Pedro Henrique e Romero na linha de frente.
A grande atuação de Hugo Souza foi fundamental para que o alvinegro saísse vitorioso, coroando uma noite que fortalece ainda mais a confiança do elenco para o restante da temporada.
Agora, embalado por essa classificação heroica, o Corinthians mira novos desafios em busca de títulos e reafirma sua tradição como um dos grandes protagonistas do futebol brasileiro.
Ficha técnica
Competição: Copa do Brasil
Local: Major Antônio Couto Pereira, Curitiba, PR
Data: 07 de agosto de 2024 (quarta-feira)
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo
Assistentes: Bruno Raphael Pires e Thiago Henrique Neto Correa Farinha
Árbitro de vídeo: Igor Junio Benevenuto De Oliveira
Cartões amarelos: Kannemann e Diego Costa (Grêmio); Matheuzinho, Gustavo Henrique, Cacá e Charles (Corinthians)
GRÊMIO: Marchesín; Rodrigo Ely, Jemerson e Kannemann (Dodi); João Pedro (Edenilson), Carballo (Diego Costa), Villasanti e Reinaldo; Cristaldo, Soteldo e Pavón.
Técnico: Renato Gaúcho
CORINTHIANS: Hugo Souza; Matheuzinho, Félix Torres, Gustavo Henrique, Cacá e Matheus Bidu (Rodrigo Garro); Ryan (André Ramalho), Charles (Matheus Araújo) e Igor Coronado (Breno Bidon); Pedro Henrique (Giovane) e Romero.
Técnico: Ramón Díaz