Corinthians pressiona com um a menos, mas empata com o Grêmio na ida das oitavas da Copa do Brasil
Timão segura empate na Neo Química Arena e decisão fica para o jogo de volta
Na noite desta quarta-feira, a Neo Química Arena foi palco de um embate tenso, mas sem gols, entre Corinthians e Grêmio, pela partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Em um duelo marcado pela intensidade e por um Corinthians corajoso, mesmo com um jogador a menos durante quase todo o segundo tempo, o placar final de 0 a 0 deixou a decisão totalmente aberta para o confronto da volta.
A equipe comandada por Ramón Díaz iniciou o jogo impulsionada pela torcida, dominando as primeiras ações ofensivas, mas viu o equilíbrio se estabelecer ao longo do primeiro tempo. No segundo tempo, mesmo com a expulsão de Raniele, o Timão se lançou ao ataque, pressionou o adversário e chegou a marcar um gol com Giovane, que acabou sendo anulado pelo VAR devido à posição irregular.
Escalações
Corinthians: Hugo Souza; Matheuzinho (Fagner), André Ramalho, Félix Torres e Hugo; Raniele, Alex Santana, Charles (Wesley) e Rodrigo Garro (Pedro Henrique); Romero e Yuri Alberto (Giovane).
Suplentes: Matheus Donelli, Gustavo Henrique, Pedro Henrique, Giovane, Matheus Bidu, Fagner, Cacá, Biro, Breno Bidon, Wesley, Ryan e Igor Coronado.
Grêmio: Marchesín; Geromel, Jemerson e Rodrigo Ely; João Pedro, Carballo, Villasanti e Reinaldo; Cristaldo, Soteldo e Pavón.
Primeiro tempo: equilíbrio e grandes defesas
O Corinthians começou o confronto com disposição. Logo no primeiro minuto, Matheuzinho cruzou da direita e Romero quase abriu o placar, mas Geromel afastou o perigo. No rebote, Charles finalizou forte, mas a zaga gremista bloqueou o chute.
Apesar da pressão inicial, o Grêmio logo encontrou seu espaço, principalmente pelo lado esquerdo com Soteldo. Ainda assim, poucas chances claras foram criadas. Aos 15 minutos, o Timão voltou a assustar em boa jogada de velocidade que terminou com Yuri Alberto finalizando sem perigo.
A grande oportunidade do primeiro tempo foi do Grêmio. Aos 35 minutos, após cobrança de falta de Cristaldo e rebote na área, Villasanti finalizou à queima-roupa, mas o goleiro Hugo Souza fez duas defesas espetaculares, evitando o gol gremista.
O Corinthians respondeu com chutes de Rodrigo Garro, que obrigaram Marchesín a boas intervenções, mas o placar seguiu inalterado até o intervalo.
Segundo tempo: garra, pressão e gol anulado
Na volta para a segunda etapa, Ramón Díaz promoveu alterações buscando maior agressividade: Wesley e Giovane entraram nas vagas de Charles e Yuri Alberto.
O Corinthians voltou com ainda mais ímpeto ofensivo, mas aos sete minutos sofreu um duro golpe. Após revisão do VAR, Raniele foi expulso por falta dura em Villasanti. Mesmo com um jogador a menos, o Timão manteve a postura agressiva e criou diversas chances.
Entre os destaques, Wesley e Matheuzinho levaram perigo em chutes de fora da área, exigindo boas defesas de Marchesín. Garro também seguia como principal articulador, distribuindo o jogo com qualidade.
O Grêmio, apesar da vantagem numérica, pouco ameaçou. Arezo teve a melhor chance, mas parou nas mãos de Hugo Souza.
Nos acréscimos, o Corinthians chegou a balançar as redes. Em lançamento longo de Hugo Souza, Giovane ganhou de Reinaldo na corrida e tocou de cobertura sobre o goleiro, mas o gol foi anulado por impedimento, frustrando a torcida que já celebrava.
Já nos últimos instantes, o Grêmio também teve um jogador expulso: Gustavo Nunes acertou o rosto de Pedro Henrique com o cotovelo e recebeu o cartão vermelho.
Próximos compromissos
Antes do decisivo duelo de volta da Copa do Brasil, o Corinthians volta suas atenções para o Campeonato Brasileiro. No domingo, às 16h, também na Neo Química Arena, o Timão enfrentará o Juventude pela 21ª rodada, buscando se recuperar na competição nacional.
A volta contra o Grêmio, marcada para o dia 7, promete fortes emoções, com as duas equipes em busca da vaga para as quartas de final.
Resumo da partida
Cartão vermelho para Raniele (Corinthians) e Gustavo Nunes (Grêmio).
Gol anulado de Giovane (Corinthians).
Defesas decisivas de Hugo Souza garantiram o empate sem gols.
Placar final: Corinthians 0x0 Grêmio.
Em uma noite de muita entrega e superação, o Corinthians mostrou que, mesmo em situações adversas, não deixa de lutar. O empate sem gols mantém viva a esperança do torcedor alvinegro na busca pela classificação na Copa do Brasil.
Ficha técnica
Competição: Copa do Brasil
Local: Neo Química Arena, São Paulo, SP
Data: 31 de julho de 2024 (quarta-feira)
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique
Assistentes: Rodrigo Figueredo Henrique Correa e Nailton Junior de Souza Oliveira
Árbitro de vídeo: Rodolpho Toski Marques
Cartões amarelos: André Ramalho (Corinthians); Marchesín, Jemerson e Pedro Geromel (Grêmio)
Cartões vermelhos: Raniele (Corinthians); Gustavo Nunes (Grêmio)
Público: 43.014 pagantes (público total: 43.315)
Renda: R$ 2.624.941,00
CORINTHIANS: Hugo Souza; Matheuzinho (Fagner), Félix Torres, André Ramalho e Hugo; Raniele, Alex Santana, Charles (Wesley) e Rodrigo Garro (Pedro Henrique); Romero (Ryan) e Yuri Alberto (Giovane).
Técnico: Ramón Díaz
GRÊMIO: Marchesín; Rodrigo Ely, Jemerson e Pedro Geromel (Gustavo Nunes); João Pedro, Carballo (Edenilson), Villasanti e Reinaldo; Cristaldo (Arezo), Soteldo e Pavon (Nathan Fernandes).
Técnico: Renato Portaluppi