⚽Campeonato Brasileiro 2024 – 10° rodada – Internacional (RS) 1×0 Corinthians

Corinthians perde para o Internacional e amarga entrada na zona de rebaixamento do Brasileirão

O momento é de preocupação no Parque São Jorge. Na noite desta quarta-feira, o Corinthians foi superado pelo Internacional por 1 a 0, no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, pela décima rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o Timão entrou na zona de rebaixamento da competição.

A equipe alvinegra teve dificuldades para criar chances claras de gol e viu o adversário ser mais eficiente. Wesley, ainda no primeiro tempo, marcou o único gol da partida, decretando a vitória colorada. Com isso, o Corinthians segue em situação delicada na tabela, ocupando agora a 17ª posição, com apenas sete pontos conquistados.

Escalação do Corinthians: mudanças obrigatórias

O técnico António Oliveira foi obrigado a promover alterações no time titular. Matheus Donelli assumiu a vaga de Carlos Miguel, suspenso, enquanto Rodrigo Garro e Gustavo Henrique retornaram ao time após cumprirem suspensão no clássico Majestoso.

O Corinthians iniciou o jogo com a seguinte formação: Matheus Donelli; Matheuzinho, Cacá, Gustavo Henrique e Hugo; Raniele, Breno Bidon e Rodrigo Garro; Igor Coronado, Wesley e Yuri Alberto.

Já o Internacional, comandado por Eduardo Coudet, foi a campo com: Fabrício; Fabricio Bustos, Igor Gomes, Fernando e Robert Renan; Rômulo, Bruno Henrique e Hyoran; Wesley, Wanderson e Alario.

O jogo: dificuldades ofensivas e gol sofrido ainda na primeira etapa

O duelo começou com muita disputa no meio-campo, mas rapidamente o Internacional assumiu o protagonismo ofensivo. Logo aos três minutos, Wesley obrigou Matheus Donelli a fazer uma grande defesa em chute de longa distância.

O Corinthians, por sua vez, tinha dificuldades para manter a posse de bola e criar jogadas efetivas no ataque. Em um dos poucos momentos de perigo, Igor Coronado tentou surpreender Fabrício com um chute de longa distância, mas a arbitragem assinalou falta no início da jogada.

O Internacional chegou a balançar as redes aos 13 minutos, mas o VAR anulou o gol por impedimento de Alario. Ainda assim, a pressão colorada seguiu intensa.

Aos 41 minutos, a insistência do time gaúcho foi recompensada. Wesley avançou pelo meio com liberdade e acertou um belo chute no ângulo, sem chances para Donelli. O Internacional abriu o placar e deixou o Corinthians ainda mais pressionado.

O Timão tentou responder nos acréscimos da primeira etapa, mas Gustavo Henrique desperdiçou a melhor chance, cabeceando para fora após escanteio cobrado por Garro.

Segundo tempo: luta sem eficiência

Sem alterações no intervalo, o Corinthians voltou com o objetivo claro de buscar o empate. Porém, logo nos primeiros minutos, o Internacional quase ampliou em um contra-ataque puxado por Wesley.

A primeira grande chance corinthiana surgiu apenas aos seis minutos, após escanteio cobrado por Garro. Cacá cabeceou bem, mas Alario salvou em cima da linha.

Igor Coronado, mais uma vez, foi quem tentou liderar a reação alvinegra. Aos 18 minutos, o camisa 77 arriscou um chute potente de longa distância, exigindo grande intervenção de Fabrício.

O Timão cresceu no jogo e chegou a rondar a área colorada com mais frequência. Aos 22 minutos, Garro quase marcou após bate-rebate confuso dentro da área, mas teve seu chute bloqueado.

Na tentativa de dar mais presença ofensiva, António Oliveira colocou Pedro Raul em campo, substituindo Breno Bidon. A pressão corinthiana aumentou, mas a falta de precisão nas finalizações comprometeu.

Aos 36 minutos, Matheus Bidu fez um excelente passe nas costas da zaga e Garro finalizou com perigo, mas Fabrício brilhou mais uma vez para salvar o Internacional.

Nos minutos finais, Yuri Alberto teve uma oportunidade clara dentro da área, mas cabeceou fraco e facilitou a defesa do goleiro colorado. Assim, o Corinthians viu suas últimas esperanças de reação serem frustradas.

Momento crítico: zona de rebaixamento

Com a derrota, o Corinthians permanece com sete pontos após dez rodadas, fruto de uma campanha de uma vitória, quatro empates e cinco derrotas. A equipe agora figura na incômoda 17ª colocação, abrindo a zona de rebaixamento.

A situação é preocupante e a reação precisa ser imediata para que o Timão consiga escapar da parte de baixo da tabela.

Agenda: próximo desafio no Paraná

O Corinthians terá pouco tempo para se recuperar. O próximo compromisso será no domingo, dia 23 de junho, às 16h, contra o Athletico-PR, na Ligga Arena, em Curitiba, pela 11ª rodada do Brasileirão.

A expectativa é que António Oliveira promova ajustes e recupere a confiança do elenco para buscar a reabilitação fora de casa, diante de um adversário sempre complicado.

Ficha técnica

Competição: Campeonato Brasileiro
Local: Orlando Scarpelli, Florianópolis, SC
Data: 19 de junho de 2024 (quarta-feira)
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães
Assistentes: Luiz Cláudio Regazone e Carlos Henrique Alves Alves de Lima Filho
Árbitro de vídeo: Wagner Reway
Gol: Wesley (Internacional)
Cartões amarelos: Aránguiz (Internacional); Rodrigo Garro e Yuri Alberto (Corinthians)
Público: 13.033 pagantes (público total: 14.447)
Renda: R$ 821.310,00

INTERNACIONAL: Fabrício; Bustos, Igor Gomes, Fernando e Robert Renan; Rômulo (Bruno Gomes), Bruno Henrique (Gabriel Mercado) e Wesley (Hugo Mallo); Wanderson, Hyoran (Aránguiz) e Alario (Lucca).
Técnico: Eduardo Coudet

CORINTHIANS: Matheus Donelli; Matheuzinho (Gustavo Mosquito), Cacá, Gustavo Henrique e Hugo (Matheus Bidu); Raniele, Breno Bidon (Pedro Raul) e Rodrigo Garro; Igor Coronado, Wesley e Yuri Alberto.
Técnico: António Oliveira