⚽Campeonato Paulista Sub20 – Grupo 12 – 6° rodada – Corinthians 2×0 Agua Santa

Corinthians domina o Água Santa na Fazendinha e mantém boa fase no Campeonato Paulista Sub-20

Vitória consistente sob forte calor reforça confiança da equipe de Danilo

Na tarde desta sexta-feira (19), o Corinthians voltou a exibir um futebol seguro e envolvente ao vencer o Água Santa por 2 a 0, em confronto válido pela sexta rodada do Campeonato Paulista Sub-20. A partida, realizada na Fazendinha, foi marcada por forte calor, mas também por mais uma atuação convincente da equipe alvinegra, que controlou as ações durante a maior parte do jogo e garantiu mais três pontos na competição estadual.

Com o resultado, o Timão chegou aos 13 pontos e segue na parte alta da tabela, dividindo a liderança com o São Caetano, que ainda jogaria na sequência da rodada contra o Aster Itaquá. O desempenho apresentado anima a torcida e reforça o bom trabalho desenvolvido pelo técnico Danilo, que, mesmo com alguns desfalques importantes, conseguiu armar uma equipe equilibrada e eficiente.

Primeiro tempo: pressão constante e gol na reta final

Sob um sol intenso, a equipe do Água Santa até começou mais solta nos primeiros minutos da partida. No entanto, logo o Corinthians tomou o controle das ações, se impondo com a posse de bola e buscando espaços nas laterais do campo, especialmente com o trio ofensivo formado por Luiz Fernando, Kayke e Gui Negão.

Aos quatro minutos, Luiz Fernando protagonizou a primeira jogada de perigo, ao invadir pela direita e cruzar rasteiro, exigindo atenção do goleiro Lucas Arceli, que conseguiu interceptar. O arqueiro visitante voltaria a aparecer em sequência, parando cruzamentos perigosos de Gui Negão e Pedrinho.

Aos nove, o Timão criou sua chance mais clara até então. Kayke avançou pela esquerda e serviu Pedrinho em velocidade. O meia tocou com categoria para André, que finalizou de primeira, mas o chute saiu mascado e passou à direita do gol.

As jogadas laterais continuaram sendo a principal arma da equipe alvinegra. Em mais uma infiltração, André tentou acionar Pedrinho na entrada da área, mas o passe saiu forte. Denner e Luiz Fernando também tentaram alçar bolas na área, mas a defesa do Água Santa conseguiu afastar.

Aos 16 minutos, o Corinthians diversificou as jogadas e arriscou o primeiro chute de longa distância. Kayke trouxe para o meio e bateu com curva, obrigando o goleiro Lucas Arceli a se esticar para evitar o gol.

O domínio territorial do Timão era evidente. Pedrinho tentou em finalizações diretas e também aparecendo para concluir passes de Gui Negão, que fazia boa partida. Aos 21 minutos, o camisa 9 roubou uma bola na grande área e entregou para Pedrinho, que acabou travado no momento da finalização.

O Água Santa, que pouco havia criado, teve sua única grande chance da primeira etapa aos 24 minutos. Em boa jogada pela esquerda, Davi tabelou com Ryan e saiu cara a cara com Matheus Corrêa, que fechou bem o ângulo e fez excelente defesa.

A pausa técnica para hidratação esfriou o ritmo da partida. Ainda assim, o Corinthians seguiu buscando o gol. Aos 39, perdeu três chances seguidas: Pedrinho finalizou rente à trave, Luiz Fernando errou na finalização após arrancada, e Bahia desperdiçou boa oportunidade da entrada da área.

O gol, merecido, veio aos 44 minutos. Em mais uma ação de pressão alta, Gui Negão foi derrubado dentro da área. Pedrinho assumiu a responsabilidade e cobrou com categoria, deslocando o goleiro. 1 a 0 para o Timão!

Já nos acréscimos, o time quase ampliou com Kayke, que chutou forte, mas mandou por cima do travessão.

Segundo tempo: controle do jogo e gol de zagueiro amplia vantagem

Na volta do intervalo, a partida ganhou contornos mais quentes. Logo nos primeiros minutos, lances ríspidos geraram empurrões entre os atletas. O volante Bahia foi advertido com cartão amarelo.

O Água Santa tentou responder aos seis minutos, quando Davi arriscou da intermediária, mas sem direção. O Corinthians, por sua vez, voltou a ameaçar com Kayke, que driblou o marcador e cruzou para Luiz Fernando. O atacante ajeitou para André, que não conseguiu concluir bem.

Aos 18 minutos, nova chance criada com pressão na saída de bola. Gui Negão finalizou de primeira e exigiu boa defesa de Lucas Arceli. Na sequência, Pedrinho chutou fraco e a defesa afastou.

O técnico Danilo então promoveu alterações: Luiz Eduardo e Thomas Lisboa substituíram Pedrinho e André. Em seguida, Léo Agostinho e Dieguinho entraram nos lugares de Kayke e Luiz Fernando.

A resposta veio aos 33 minutos. Após jogada pela direita, Dieguinho cruzou fechado, e o zagueiro Renato antecipou o goleiro para completar de cabeça. 2 a 0 Corinthians!

A vantagem deu tranquilidade ao time, que ainda administrava o resultado quando, aos 40 minutos, o zagueiro William Magiezi acabou expulso após atingir o adversário com o braço em uma disputa de bola.

Mesmo com um a menos, o Corinthians manteve o controle até o apito final e confirmou a vitória que mantém viva a excelente campanha no estadual.

Próximo desafio e situação na tabela

Agora com 13 pontos, o Corinthians aguarda o complemento da rodada para saber se segue na liderança isolada ou dividirá a ponta com o São Caetano. O próximo compromisso será na próxima quarta-feira (22), às 16h, novamente na Fazendinha, desta vez pelo Campeonato Brasileiro Sub-20, contra o Goiás.

A expectativa é de mais uma boa atuação da equipe comandada por Danilo, que tem se destacado pela consistência defensiva, boa circulação de bola e talento individual no setor ofensivo.

Ficha técnica

Competição: Campeonato Paulista de Futebol Sub-20
Local: Estádio Alfredo Schürig, São Paulo, SP
Data: 17 de maio de 2024 (sexta-feira)
Horário: 15h00 (de Brasília)
Árbitro: Wilson Adalberto Silva
Assistentes: Denis Matheus Afonso Ferreira e Felipe Camargo Moraes
Gols: Renato, Pedrinho (Corinthians)
Cartões amarelos: Bahia e Luiz Fernando (Corinthians); José Augusto, Cauã, Davi, Bryan e Enzo Camelo (Água Santa)
Cartão vermelho: William (Corinthians)

CORINTHIANS: Matheus Corrêa; Vitinho, Renato, William e Denner (Vitor Meer); André (Thomas Lisboa), Bahia (Thomas Agustín) e Pedrinho (Luiz Eduardo Amorim); Luiz Fernando (Leo Agostinho), Kayke (Dieguinho) e Gui Negão (Roberto).
Técnico: Danilo

ÁGUA SANTA: Lucas Arceli; Felipe Dahora (Bryan), Dominy (Enzo Camelo), Caio Henrique e José Augusto; Cauã (Arthur), Mateus Soler (Murilo) e Diego Anjos (Kaleu); Felipe Mandarino, Davi (Eder) e Ryan (Jairkon).
Técnico: Juninho Nogueira