⚽Campeonato Brasileiro 2024 – 5° rodada – Corinthians 0x0 Fortaleza (CE)

Corinthians para em atuação inspirada de João Ricardo e empata sem gols com o Fortaleza na Neo Química Arena

Em uma noite de muita luta, mas de pouca efetividade, o Corinthians empatou em 0 a 0 com o Fortaleza na Neo Química Arena, neste sábado, em partida válida pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. Mesmo com uma postura ofensiva durante todo o confronto, o Timão esbarrou em uma exibição espetacular do goleiro João Ricardo, que garantiu o ponto fora de casa para o time cearense.

Primeiro tempo: Domínio alvinegro e atuação salvadora de João Ricardo

A etapa inicial foi marcada pela clara superioridade do Corinthians, que controlou as ações do jogo e criou as principais chances de gol. Desde o início, a equipe comandada por António Oliveira buscou sufocar o adversário, forçando o Fortaleza a se defender no seu campo.

Logo nos minutos iniciais, a torcida se preocupou com Raniele, que precisou de atendimento após entrada dura de Pedro Augusto, mas o volante retornou rapidamente ao jogo, tranquilizando a Fiel. A partir de então, o Timão acelerou o ritmo e passou a rondar com frequência a área adversária.

João Ricardo começou a mostrar seu brilho aos 11 minutos, quando defendeu, em dois tempos, uma finalização de Romero dentro da área. Pouco depois, o Fortaleza até assustou com Breno Lopes, mas a jogada foi anulada por impedimento.

O Corinthians seguiu impondo seu jogo. Wesley, destaque da equipe na etapa inicial, infernizou a defesa adversária com dribles e arrancadas. Em um cruzamento na medida, Raniele cabeceou firme, mas João Ricardo realizou uma defesa milagrosa, mantendo o zero no placar.

As tentativas continuaram. Rodrigo Garro finalizou de fora da área e obrigou nova intervenção do goleiro. Em cobrança de falta, Wesley quase enganou toda a Neo Química Arena ao bater na rede pelo lado de fora, arrancando suspiros da torcida.

Apesar do domínio, o Corinthians não conseguiu transformar a superioridade em gols. A falta de capricho nas finalizações e a grande noite do goleiro adversário impediram que o Timão fosse para o intervalo em vantagem.

Segundo tempo: Novas tentativas, mesma frustração

Na volta do intervalo, António Oliveira optou por uma mudança: Gustavo Silva deu lugar a Matheuzinho, que passou a atuar como ponta, mantendo Fagner na lateral.

A história do jogo seguiu igual: Corinthians atacando e João Ricardo salvando. Logo aos seis minutos, Hugo invadiu a área e chutou rasteiro; o goleiro defendeu e a bola ainda tocou na trave antes de ser afastada. Pouco depois, Félix Torres cabeceou firme em cobrança de escanteio, mas novamente viu o arqueiro adversário impedir o gol com grande defesa.

O Fortaleza, por sua vez, apostava nos contra-ataques. Carlos Miguel precisou trabalhar em chute forte de Tinga e foi providencial ao fazer defesa crucial no fim, após drible espetacular de Moisés sobre dois marcadores.

O técnico corinthiano ainda promoveu outras alterações para tentar alterar o panorama da partida: Pedro Raul entrou no lugar de Romero, buscando dar mais presença física na área. Posteriormente, Paulinho, Giovane e Fausto Vera também foram acionados.

Em uma das últimas chances claras, Pedro Raul fez pivô e lançou Wesley, que cruzou para Breno Bidon tentar um toque de letra, parando mais uma vez em João Ricardo. A partida seguiu aberta até os minutos finais, mas o placar permaneceu inalterado, selando o empate sem gols em Itaquera.

Escalação e destaques do jogo

O Corinthians foi a campo com: Carlos Miguel; Fagner, Félix Torres, Cacá e Hugo; Raniele, Breno Bidon e Rodrigo Garro; Wesley, Gustavo Silva (Matheuzinho) e Romero (Pedro Raul).

Destaque para Wesley, que se apresentou como o principal articulador ofensivo, e Carlos Miguel, que fez importantes defesas para evitar a derrota.

No banco, o Timão ainda contou com Cássio, Matheuzinho, Caetano, Fausto Vera, Paulinho, Giovane, Pedro Raul, Matheus Bidu, Guilherme Biro, Arthur Sousa, Raul Gustavo e Ryan.

O Fortaleza, sob o comando de Juan Pablo Vojvoda, foi escalado com: João Ricardo; Tinga, Brítez, Titi e Bruno Pacheco; Pedro Augusto, Hércules, Yago Pikachu e Pochettino; Renato Kayzer e Breno Lopes.

Próximos desafios

Após o empate no Brasileirão, o Corinthians muda o foco para a Copa Sul-Americana. O próximo compromisso acontece na terça-feira, dia 23, contra o Nacional do Paraguai, no estádio Defensores del Chaco, em Assunção. A bola rola às 20h.

O Timão busca a recuperação após tropeços na competição continental e sabe da importância de uma vitória fora de casa para seguir com chances reais de classificação no torneio.

Análise final: Ponto amargo em Itaquera

O empate sem gols deixou um gosto amargo para o Corinthians e sua torcida. Em campo, o desempenho foi superior ao do adversário durante praticamente todo o jogo. A equipe criou, insistiu e dominou as ações, mas não conseguiu traduzir em gols o volume ofensivo apresentado.

A grande atuação do goleiro João Ricardo foi determinante para o resultado final. O camisa 1 do Fortaleza protagonizou defesas espetaculares e se transformou no principal responsável por evitar que o Corinthians somasse três pontos.

Apesar do empate, o time comandado por António Oliveira mostrou evolução no estilo de jogo e reforçou a ideia de um Corinthians mais agressivo e propositivo. A expectativa agora é de que o bom futebol apresentado diante do Fortaleza se converta em vitórias nos próximos desafios da temporada.

A torcida, como sempre, apoiou do começo ao fim e deixou claro que acredita na evolução da equipe. Resta ao elenco do Timão transformar as boas atuações em triunfos para que o sonho por conquistas em 2025 permaneça vivo.

Fica a lição: em noites como esta, o futebol nem sempre premia quem joga melhor. Porém, com trabalho e insistência, a recompensa certamente virá.
Ficha técnica

Competição: Campeonato Brasileiro
Local: Neo Química Arena, São Paulo, SP
Data: 04 de maio de 2024 (sábado)
Horário: 21h00 (de Brasília)
Árbitro: Felipe Fernandes de Lima
Assistentes: Bruno Raphael Pires e Felipe Alan Costa de Oliveira
Árbitro de vídeo: Gilberto Rodrigues Castro Júnior
Cartões amarelos: Raniele (Corinthians); Tinga, Brítez, Titi, Pedro Augusto, Yago Pikachu, Breno Lopes e Marinho (Fortaleza)
Público: 42.456 pagantes (público total: 42.678)
Renda: R$ 2.761.561,00

CORINTHIANS: Carlos Miguel; Fagner (Giovane), Félix Torres, Cacá, Hugo, Raniele (Fausto), Breno Bidon (Paulinho), Rodrigo Garro, Gustavo Silva (Matheus França), Wesley e Romero (Pedro Raul).
Técnico: António Oliveira

FORTALEZA: João Ricardo; Tinga, Brítez, Titi, Bruno Pacheco, Pedro Augusto (Zé Welison), Hércules, Pochettino (Machuca), Yago Pikachu (Marinho), Renato Kayzer (Lucero) e Breno Lopes (Moisés).

Tags: