🏀LBF 2024 – 2° turno – 13° rodada – Campinas 64×62 Corinthians

Derrota amarga no último minuto

Na noite desta sexta-feira, o Corinthians entrou em quadra para disputar mais uma rodada da Liga de Basquete Feminino (LBF) e, apesar da luta até os segundos finais, saiu derrotado. Atuando fora de casa, no ginásio do Unimed Campinas, o Timão acabou superado pelo placar de 64 a 62, sofrendo a virada no último minuto da partida.

A equipe alvinegra fez um bom primeiro tempo, mostrou domínio no terceiro quarto, mas viu a vantagem construída se desfazer em lapsos de instabilidade, que permitiram a reação da equipe adversária.

Primeiro tempo: domínio corinthiano com algumas oscilações

Mesmo atuando fora de seus domínios, o Corinthians iniciou o confronto com grande intensidade. Com marcação firme e bom repertório ofensivo, o time do Parque São Jorge logo abriu 6 a 0 nos primeiros três minutos. Demonstrando consistência em todos os setores, a equipe alvinegra soube aproveitar as oportunidades e fechar o primeiro quarto em vantagem: 18 a 14.

No segundo quarto, entretanto, o Unimed Campinas passou a se encontrar na partida. A vantagem corinthiana foi diminuindo, o que obrigou o técnico Cristiano Cedra a solicitar um tempo técnico para ajustes. A parada surtiu efeito momentâneo: Gil Justino apareceu como figura chave para manter o Timão na liderança do marcador, com pontos importantes e presença forte na defesa.

Contudo, a instabilidade voltou a se fazer presente na reta final do período, permitindo ao time campineiro igualar o placar restando poucos minutos para o intervalo. Após nova conversa de Cedra com suas comandadas, o Corinthians reagiu, somando seis pontos consecutivos e levando para os vestiários a vitória parcial por 31 a 25.

Segundo tempo: a vantagem some e a virada amarga

Na volta do intervalo, o Corinthians manteve o ritmo e rapidamente abriu dez pontos de vantagem. A defesa sólida, impedindo a transição do Unimed Campinas, foi o destaque do início do terceiro quarto. Mais uma vez, Gil Justino se destacou, sendo o ponto de segurança para a equipe alvinegra tanto no ataque quanto na defesa.

Entretanto, tal qual nos períodos anteriores, o Corinthians não conseguiu manter a consistência. Com espaço excessivo no perímetro, o adversário aproveitou para converter diversas cestas de três pontos e diminuir drasticamente a diferença no placar. Assim, o terceiro quarto foi encerrado com uma vantagem mínima do Timão: 49 a 47.

Na abertura do último período, o Corinthians voltou com ímpeto renovado. Com uma parcial de 11 a 2 nos primeiros cinco minutos, parecia que a vitória estava encaminhada. A equipe apresentava uma defesa sólida e um ataque fluido, conseguindo administrar bem a vantagem conquistada.

Contudo, faltando três minutos para o fim da partida, o cenário mudou novamente. O Corinthians sofreu novo apagão, perdeu eficiência ofensiva e viu o Unimed Campinas crescer. A vantagem que era confortável rapidamente evaporou e, no último minuto, veio a dolorosa virada. Sem conseguir reagir a tempo, o Timão acabou superado por 64 a 62.

Escalações

Para este compromisso pela LBF, o técnico Cristiano Cedra não pôde contar com a experiente Clarissa, que está com a Seleção Brasileira de Basquete 3×3 no Pré-Olímpico. Assim, o Corinthians iniciou o jogo com: Mica, Ariadna, Tati Pacheco, Mari Dias e Gil Justino.

No banco de reservas, ficaram à disposição: Kelly, Thalita, Zanolla, TaShara Jeffries, Schmauch, Dry e Sther Ubaka.

O Unimed Campinas foi a quadra com: Casanova, Honório, Lopes, Rodrigues e Diagne.

Agenda alvinegra

Sem muito tempo para lamentações, o elenco feminino do Corinthians já tem novo compromisso.

No próximo domingo, o Timão enfrenta o Ourinhos, às 11h, no Ginásio Wlamir Marques, pela disputa da Copa São Paulo. A equipe buscará reencontrar o caminho das vitórias diante de sua torcida.

Tags: