⚽Copa do Brasil 2024 – 3° rodada – 3° fase (ida) – América (RN) 2×1 Corinthians

Carlos Miguel brilha, Corinthians vira sobre o América-RN e abre vantagem na Copa do Brasil

Uma vitória suada e de raça em Natal

Na noite desta quarta-feira, o Corinthians mostrou sua força e sua tradição em competições eliminatórias ao vencer o América-RN, fora de casa, por 2 a 1, na Arena das Dunas, em Natal. Em duelo válido pelo jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil, o Timão teve de superar um início complicado, mas, com grandes atuações individuais e força coletiva, conseguiu a virada e abriu vantagem para o confronto da volta.

O herói da partida foi, sem dúvida, o goleiro Carlos Miguel, que realizou defesas espetaculares e manteve o time alvinegro vivo até que a virada fosse concretizada. Com gols de Breno Bidon e Cacá, o Corinthians chega ao segundo jogo com a vantagem do empate, podendo até perder por um gol de diferença (dependendo do saldo geral) para seguir às oitavas de final.

O começo de sufoco e o brilho de Carlos Miguel

Embalado por sua apaixonada torcida, o América-RN começou a partida em ritmo intenso, pressionando o Corinthians logo nos primeiros minutos. Logo aos 12 minutos, após jogada de velocidade de Marcos Ytalo, a bola desviou em Norberto e traiu Carlos Miguel, abrindo o placar para o time da casa.

O Corinthians tentava reagir, principalmente explorando os cruzamentos pelas laterais, mas a efetividade ainda era baixa. Wesley, Gustavo Mosquito e Paulinho buscavam espaços, enquanto Matheus Bidu e Matheuzinho apoiavam os lados do campo. A primeira grande chance veio com Félix Torres, que acertou a trave após erro da saída de bola do goleiro Renan Bragança.

A pressão aumentava e, na base da insistência, o gol de empate saiu. Aos 28 minutos, Wesley fez bela jogada pela esquerda e cruzou rasteiro. Breno Bidon, com oportunismo, apareceu na pequena área para completar e deixar tudo igual: 1 a 1.

Depois do empate, o América ainda tentou assustar novamente, mas aí apareceu a estrela de Carlos Miguel. Com defesas sensacionais, o arqueiro do Timão evitou ao menos dois gols claros dos donos da casa ainda no primeiro tempo. Primeiro defendendo um chute forte de Norberto e, depois, salvando a equipe em cabeçada de Ferreira que explodiu na trave e voltou nas suas mãos.

Segundo tempo de amadurecimento e virada heroica

Com o reinício da partida, o América-RN manteve a pressão sobre o lado esquerdo da defesa do Corinthians, exigindo atenção constante de Matheus Bidu e Cacá. O jogo seguia equilibrado, mas com o time da casa levando mais perigo, inclusive acertando novamente a trave, desta vez em cabeçada de Ferreira.

Percebendo a necessidade de refrescar o time, o técnico Bruno Lazaroni promoveu alterações importantes: Fagner e Pedro Raul entraram nas vagas de Mosquito e Romero, respectivamente.

Foi então que o poder da bola parada corinthiana se impôs. Após dois escanteios consecutivos sem sucesso, na terceira tentativa, Matheus Bidu cruzou com perfeição na cabeça de Cacá, que subiu mais alto que a defesa potiguar e estufou as redes: 2 a 1 para o Corinthians!

O gol da virada trouxe confiança ao Timão, que passou a controlar melhor o jogo. Mesmo com um susto logo na sequência — um gol de Ferreira anulado por impedimento após revisão do VAR —, o time paulista não se abalou.

Com maior posse de bola e boas entradas de Giovane e Fausto Vera, o Corinthians manteve o adversário longe da sua área e ainda criou boas chances de ampliar. Pedro Raul, em chute de fora da área, por pouco não marcou um golaço.

Nos minutos finais, o técnico alvinegro ainda colocou Guilherme Biro para fortalecer o setor esquerdo e manter a marcação firme. Apesar da tentativa desesperada do América-RN no fim, o Corinthians segurou a vantagem e saiu de Natal comemorando um resultado importantíssimo.

Destaques individuais: Carlos Miguel, Bidon e Cacá

Três nomes merecem destaque na vitória corinthiana:

Carlos Miguel: O goleiro foi o grande nome da noite, com ao menos quatro defesas espetaculares que impediram que o placar se complicasse ainda mais no primeiro tempo.

Breno Bidon: Cada vez mais à vontade no time principal, o jovem meio-campista mostrou personalidade e oportunismo para marcar seu gol e ainda distribuiu o jogo com qualidade.

Cacá: Seguro na defesa e decisivo no ataque, o zagueiro não só marcou o gol da virada como também foi um dos responsáveis por neutralizar as investidas aéreas adversárias.

Próximos passos na Copa do Brasil

Com a vitória por 2 a 1 fora de casa, o Corinthians chega para o jogo da volta com vantagem. O segundo duelo entre as equipes acontecerá no dia 21 de maio, às 20h, na Neo Química Arena, em São Paulo. Caso empate ou vença novamente, o Timão avança para as oitavas de final da competição.

Mesmo em caso de derrota por um gol de diferença, dependendo do saldo agregado e do regulamento, o Corinthians poderá se classificar. É uma excelente situação, mas que exige atenção total, visto o bom futebol demonstrado pelo América-RN.

Antes disso, foco no Campeonato Brasileiro

A maratona alvinegra continua. O próximo compromisso do Corinthians será pelo Campeonato Brasileiro, no sábado, dia 4 de maio. A equipe receberá o Fortaleza na Neo Química Arena, às 16h, pela sexta rodada da competição.

Com campanha ainda instável no Brasileirão, uma vitória diante do bom time cearense será fundamental para dar ainda mais moral ao elenco, que começa a mostrar sinais de recuperação após semanas turbulentas.

Ficha técnica

Competição: Copa do Brasil
Local: Arena das Dunas, Natal, RN
Data: 01 de maio de 2024 (quarta-feira)
Horário: 20h00 (de Brasília)
Árbitro: Maguielson Lima Barbosa
Assistentes: Lehi Sousa Silva e José Reinaldo Nascimento Júnior
Árbitro de vídeo: Rodolpho Toski Marques
Gols: Marcos Ytalo (América-RN); Cacá, Breno Bidon (Corinthians)
Cartões amarelos: Alan, Rafinha e Gustavo Ramos (América-RN); Matheus França, Cacá e Raniele (Corinthians)

AMÉRICA-RN: Renan Bragança; Marcos Ytalo, Rafael Jansen, Alan e Guilherme Guedes (João Lucas); Norberto (Antônio Villa), Ferreira, Souza e Wenderson (Gustavo Ramos); Gustavo Henrique (Giovani) e Rafinha (Matheuzinho).
Técnico: Marquinhos Santos

CORINTHIANS: Carlos Miguel; Matheus França, Félix Torres, Cacá e Matheus Bidu; Raniele (Fausto), Breno Bidon e Paulinho (Biro); Gustavo Silva (Fagner), Wesley (Giovane) e Romero (Pedro Raul).
Técnico: Bruno Lazaroni

Tags: