⚽Copa Sul-Americana 2024 – Grupo F – 3° rodada – Argentinos Jrs (ARG) 1×0 Corinthians

Corinthians é derrotado pelo Argentinos Juniors na Sul-Americana e vê dificuldades se multiplicarem

Timão sofre mais uma vez com falta de efetividade no ataque e expulsão de Raul Gustavo em derrota por 1 a 0

O Corinthians viveu uma noite para se esquecer nesta terça-feira (18), pela terceira rodada da Copa Sul-Americana. No estádio Diego Armando Maradona, em Buenos Aires, o Timão foi derrotado por 1 a 0 pelo Argentinos Juniors, em um confronto em que o time alvinegro novamente mostrou dificuldades ofensivas e teve um jogador expulso. A derrota complicou a situação do Corinthians no torneio, deixando o time na segunda posição do Grupo F, com quatro pontos.

O gol da vitória dos argentinos foi marcado por Verón, logo no início do jogo, após falha defensiva do Timão. Com o revés, o Corinthians vê sua classificação para as oitavas de final da Sul-Americana ameaçada, já que o Argentinos Juniors assumiu a liderança do grupo, com seis pontos. O primeiro colocado do grupo avança diretamente para a próxima fase, enquanto o segundo disputa uma repescagem.

Escalação e mudanças de António Oliveira

O técnico António Oliveira fez algumas alterações em relação à derrota no Campeonato Brasileiro para o Red Bull Bragantino. Fagner, Romero e Yuri Alberto retornaram ao time titular, nas vagas de Matheuzinho, Igor Coronado e Pedro Raul, respectivamente.

A escalação do Corinthians para o jogo foi a seguinte:
Cássio; Fagner, Félix Torres, Raul Gustavo e Hugo; Raniele, Fausto Vera e Rodrigo Garro; Romero, Pedro Henrique e Yuri Alberto.

O treinador português também contou com as opções de banco como Carlos Miguel, Matheus Donelli, Matheuzinho, Giovane, Paulinho, Gustavo Mosquito, Pedro Raul, Matheus Bidu, Cacá, Guilherme Biro, Breno Bidon e Wesley.

Já o Argentinos Juniors foi a campo com a seguinte formação:
Diego Rodríguez; Fernando Meza, Erik Godoy, Palacio e Montiel; Cardozo, Viveros e Gamarra; Batallini, Verón e Heredia.

Início desastroso e falta de reação no primeiro tempo

A partida não poderia ter começado de forma mais frustrante para o Corinthians. Logo aos dois minutos, em um lance confuso da defesa alvinegra, o Argentinos Juniors abriu o placar. Após um lançamento para a área, Félix Torres não conseguiu cortar a bola adequadamente, que sobrou para Verón, que chutou fraco, mas Cássio tocou nela e não conseguiu evitar o gol: 1 a 0 para os argentinos.

Esse gol precoce minou ainda mais as forças do Timão, que encontrou enormes dificuldades para criar jogadas ofensivas. O Argentinos Juniors, por sua vez, impôs pressão e controlou o jogo, forçando o Corinthians a errar passes e lançamentos.

Aos 14 minutos, o Corinthians teve sua primeira tentativa de ataque mais clara. Fausto Vera recebeu livre no meio-campo e fez um lançamento preciso para Pedro Henrique, que tentou um cabeceio, mas sem a força necessária para vencer Rodríguez, o goleiro argentino, que fez a defesa.

Apesar de algumas tentativas de jogadas de bola parada, o Timão não conseguiu levar perigo real ao gol adversário. Aos 31 minutos, Fagner cobrou um escanteio, mas a defesa afastou. No rebote, Vera tentou arriscar de fora da área, mas a bola foi mal chutada e caiu nas mãos do goleiro.

Nos minutos finais da primeira etapa, o Argentinos Juniors quase ampliou. Raul Gustavo, sozinho, espanou a bola dentro da área, e na sobra, Heredia chutou colocado, mas a bola passou por cima do gol. Já nos acréscimos, Montiel bateu uma falta forte, mas Cássio conseguiu fazer a defesa para escanteio.

Expulsão e frustração no segundo tempo

No intervalo, António Oliveira fez três mudanças em busca de uma reação. Matheuzinho, Wesley e Paulinho entraram nas vagas de Fagner, Yuri Alberto e Félix Torres, respectivamente. Com isso, Raniele foi deslocado para a zaga e Romero assumiu a posição de atacante centralizado.

Contudo, o segundo tempo começou com Argentinos Juniors mais perto de ampliar. Após um escanteio para os mandantes, Verón apareceu atrás da defesa do Timão, mas a arbitragem marcou impedimento no lance. Em seguida, Heredia protagonizou um contra-ataque perigoso, passando por Raniele, mas o chute cruzado saiu à esquerda de Cássio.

O Corinthians, por sua vez, tentou reagir. Aos 16 minutos, Raul Gustavo fez uma inversão de jogo para o lado direito, encontrando Pedro Henrique. Ele fez uma tabela com Matheuzinho e arriscou o chute de esquerda, mas a bola saiu à direita do gol.

Entretanto, a situação se complicou ainda mais aos 13 minutos, quando Raul Gustavo recebeu o cartão vermelho. O defensor foi expulso após empurrar um assistente de arbitragem em uma disputa de bola com Montiel, deixando o Corinthians com um jogador a menos.

Com um homem a menos, o time de António Oliveira tentou se reorganizar, mas o Argentinos Juniors dominou a posse de bola e se fechou bem, impedindo qualquer tipo de reação. Aos 22 minutos, Fausto Vera, em triangulação pela esquerda, teve uma boa oportunidade, mas sua finalização foi fraca e sem direção.

Aos 30 minutos, o treinador português promoveu sua última mudança, colocando Pedro Raul no lugar de Pedro Henrique. Com isso, o Corinthians tentou se lançar ao ataque, mas as jogadas eram desorganizadas e o time carecia de criatividade para penetrar na defesa rival.

Nos minutos finais, a pressão aumentou. Aos 45 minutos, Matheuzinho cobrou uma falta lateral e encontrou Cacá, que cabeceou firme, mas Rodríguez fez grande defesa e mandou para escanteio, evitando o empate alvinegro.

Derrota e perspectiva complicada na Sul-Americana

Ao final, o Corinthians não conseguiu superar o Argentinos Juniors, e o jogo terminou com a vitória por 1 a 0 para os mandantes. A derrota deixa o Timão em uma situação delicada no Grupo F, com quatro pontos após três rodadas. O Argentinos Juniors lidera o grupo com seis pontos, e o Corinthians está agora atrás na classificação.

A equipe alvinegra tem agora a missão de reagir na próxima rodada para continuar com boas chances de classificação, mas para isso será necessário melhorar substancialmente sua produção ofensiva e corrigir os erros defensivos.

Próximos desafios

Após o fracasso na Sul-Americana, o Corinthians volta a campo no próximo domingo, às 16h, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro, quando receberá o Fluminense na Neo Química Arena. O foco agora é manter a competitividade no Brasileirão e buscar uma recuperação imediata, tanto nas questões táticas quanto psicológicas.

Ficha técnica

Competição: Copa Sul-Americana
Local: Estádio Diego Armando Maradona, Buenos Aires, Argentina
Data: 23 de abril de 2024 (terça-feira)
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Piero Maza
Assistentes: Claudio Urrutia e Carlos Poblete
Árbitro de vídeo: Jose Cabero
Gol: Gastón Verón (Argentinos Juniors)
Cartões amarelos: Diego Rodríguez, Erick Godoy, Emiliano Viveros, Gastón Verón e Damian Batallini (Argentinos Juniors); Fagner, Raniele e Pedro Raul (Corinthians)
Cartão vermelho: Raul Gustavo (Corinthians)

ARGENTINOS JUNIORS: Diego Rodríguez; Fernando Meza, Erick Godoy, Tobias Palácio e Santiago Montiel (Sebastián Prieto); Juan José Cardozo (Franco Moyano), Emiliano Viveros (Álan Rodríguez), Ariel Gamarra (Jonathan Galván) e Gastón Verón; Damian Batallini e Leonardo Heredia (Matías Perillo).
Técnico: Pablo Guedo

CORINTHIANS: Cássio; Fagner (Matheus França), Félix Torres (Paulinho), Raul Gustavo e Hugo; Raniele, Fausto e Rodrigo Garro; Romero (Cacá), Pedro Henrique (Pedro Raul) e Yuri Alberto (Wesley).
Técnico: António Oliveira