Corinthians empata com América-MG no Brasileirão Sub-20 em tarde de golaço de jovem promessa
O Corinthians entrou em campo na tarde desta terça-feira, 30 de abril, pelo Campeonato Brasileiro Sub-20 e, apesar de um belo gol do jovem Luiz Fernando, de apenas 16 anos, acabou cedendo o empate ao América-MG nos minutos finais. Jogando no Sesc Venda Nova, em Belo Horizonte, o placar final ficou em 1 a 1, resultado que mantém o Timãozinho distante da zona de classificação para o mata-mata da competição.
Primeira etapa de domínio adversário e pouca criação
O início do confronto mostrou um Corinthians cauteloso, recuado e permitindo a posse de bola ao América-MG. Logo aos dois minutos, o time da casa chegou com perigo em finalização de Thauan, que mandou pela linha de fundo. A equipe mineira continuava pressionando, aproveitando a falta de agressividade alvinegra na marcação.
Aos cinco minutos, o América-MG cruzou pela esquerda, encontrando Karlos Samuel na área. O atacante, entretanto, cabeceou sem força, desperdiçando boa oportunidade. Em outra chegada, uma cobrança de falta obrigou a defesa corinthiana a se manter atenta para afastar o perigo.
Mesmo com maior posse de bola, o América-MG encontrava dificuldades para criar chances claras, graças às boas intervenções do goleiro Cadu e da zaga alvinegra. Ainda assim, o Timão não conseguia se organizar no ataque. As tentativas de Kayke e Gui Negão eram facilmente neutralizadas pela defesa mineira.
A melhor chegada do Corinthians no primeiro tempo aconteceu já nos acréscimos. Após erro na saída de bola do América-MG, Caipira recebeu na entrada da área e arriscou um chute colocado, assustando o goleiro Carlão ao mandar a bola muito próxima do travessão.
Danilo mexe, e jovem de 16 anos brilha com golaço
O técnico Danilo promoveu três alterações no intervalo, buscando mudar o panorama da partida: entraram Denner, Thomas Lisboa e Luiz Fernando. As mudanças surtiram efeito imediato no comportamento do time, que passou a atuar de maneira mais ofensiva e a ocupar o campo adversário.
Aos nove minutos, Thomas Lisboa deu lindo passe para Luiz Fernando, que finalizou cruzado, parando em boa defesa de Carlão. A insistência do Corinthians foi premiada aos 19 minutos: em lançamento longo de Rafa Venâncio, Luiz Fernando dominou com categoria e, de primeira, mandou um lindo chute no ângulo esquerdo do goleiro, acertando a trave antes de a bola morrer no fundo da rede. 1 a 0 para o Timão!
O gol deu novo ânimo ao Corinthians, que passou a explorar a velocidade de Luiz Fernando e Kayke para buscar o segundo. Entretanto, o América-MG respondeu rapidamente e quase empatou em chute de Cauê, bloqueado pela defesa corinthiana.
Erro defensivo e empate no fim
Buscando manter a vantagem, Danilo realizou nova alteração, com a entrada de Dieguinho no lugar de Kayke. A estratégia era apostar nos contra-ataques rápidos, principalmente pela esquerda com Luiz Fernando.
Apesar do bom momento, o Corinthians foi traído por um erro de posicionamento defensivo aos 37 minutos. Após jogada insistente dentro da área, Thauan ganhou na dividida e finalizou forte para empatar o jogo: 1 a 1.
O Timão tentou reagir nos minutos finais. Léo Mana e Dieguinho buscavam cruzamentos pela direita, mas sem levar grande perigo ao gol de Carlão. Do outro lado, o América-MG ainda assustou em cabeçada de Rafa Barcelos, que parou em boa defesa de Cadu.
Nos acréscimos, Thauan quase virou o placar em jogada individual, mas desta vez finalizou fraco. Após os seis minutos de tempo extra, o árbitro apitou o fim da partida.
Situação na tabela e próximos compromissos
Com o empate, o Corinthians soma agora quatro pontos em cinco rodadas disputadas no Campeonato Brasileiro Sub-20. A campanha preocupa, já que o Timãozinho permanece fora da zona de classificação, ocupando a 17ª posição e precisando de uma recuperação rápida para sonhar com vaga no mata-mata.
A equipe comandada por Danilo volta a campo no próximo sábado, 4 de maio, às 15h, pela quarta rodada do Campeonato Paulista Sub-20. O compromisso será na Fazendinha, diante do Aster Itaquá.
Enquanto isso, no Brasileirão Sub-20, o próximo desafio é contra o Internacional, em data ainda a ser confirmada pela CBF.
Destaques da partida
O grande destaque positivo da partida foi o atacante Luiz Fernando. Recém-promovido do Sub-17 e com apenas 16 anos, o jovem mostrou personalidade, movimentação intensa e marcou um verdadeiro golaço, mostrando que pode ser uma das apostas do Corinthians para a sequência da temporada.
Outro bom nome foi o goleiro Cadu, que garantiu a igualdade com defesas importantes em momentos decisivos do jogo.
Por outro lado, o sistema defensivo do Corinthians voltou a mostrar fragilidades, principalmente no momento em que cedeu o empate, revelando que ainda há muito a ser corrigido para as próximas rodadas.
Ficha técnica
Competição: Campeonato Brasileiro Sub-20
Local: SESC Venda Nova, Belo Horizonte, MG
Data: 30 de abril de 2024 (terça-feira)
Horário: 15h00 (de Brasília)
Árbitro: João Luiz Gomes Neto
Assistentes: Rodney Faria Lima e Emilio Junio Nascimento Santos
Gols: Thauan (América-MG); Luiz Fernando (Corinthians)
Cartões amarelos: Henrique Braga (América-MG); Léo Mana, André, Thomas Agustín e Gui Negão (Corinthians)
AMÉRICA-MG: Carlão; Caio Maciel (Otavio), Samuel Bastos, Rafa Barcelos e Paulinho; Kauã Diniz, Henrique Braga (Luan) e Yago Souza (Jhonatan); Cauê Machado (Kauan), Karlos Samuel (David) e Thauan.
Técnico: Mairon César
CORINTHIANS: Cadu; Léo Mana, Renato, Rafael Venâncio e Vitor Meer (Denner); André, Thomas Agustín e Messias (Thomas Lisboa); Kayke (Dieguinho), Caipira (Luiz Fernando) e Gui Negão (Laércio).
Técnico: Danilo