⚽Campeonato Paulista 2024 – 2° rodada – Grupo C – Ituano 1×0 Corinthians

Ituano castiga falhas do Corinthians nos minutos finais e vence por 1 a 0 no Paulistão

Na noite desta quarta-feira (24), o Corinthians voltou a campo pelo Campeonato Paulista de 2024 e conheceu sua primeira derrota na competição. Atuando no estádio Novelli Júnior, em Itu, a equipe comandada por Mano Menezes foi superada pelo Ituano pelo placar de 1 a 0, com um gol sofrido nos minutos finais da partida. Léo Duarte, com um chute potente de fora da área que ainda desviou em Félix Torres, foi o responsável por definir o placar, castigando a má atuação ofensiva do time alvinegro e a inconsistência defensiva nos momentos cruciais do confronto.

O revés mantém o Corinthians com três pontos conquistados em duas rodadas, agora na segunda colocação do Grupo C, atrás do Red Bull Bragantino, que leva vantagem no número de gols marcados. O próximo compromisso da equipe será neste sábado (27), contra o São Bernardo, às 20h, no Estádio Primeiro de Maio, em São Bernardo do Campo.

Escalações e ausências

Ainda sem contar com o recém-contratado meia Rodrigo Garro, que não teve seu nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF, Mano Menezes optou por repetir a formação utilizada na vitória da estreia contra o Guarani. Assim, o Corinthians foi a campo com: Cássio; Fagner, Félix Torres, Caetano e Hugo; Raniele, Maycon e Matheus Araújo; Matías Rojas, Ángel Romero e Yuri Alberto.

No banco de reservas, o treinador tinha à disposição Matheus Donelli, Gustavo Henrique, Diego Palacios, Fausto Vera, Ruan Oliveira, Breno Bidon, Wesley, Gustavo Mosquito e Giovane.

Do outro lado, o Ituano, comandado por Márcio Freitas, iniciou o confronto com: Jefferson Paulino; Léo Duarte, Claudinho, Marcel e Jonathan Silva; José Aldo, Eduardo Person, Yann Rolim, Thonny Anderson; Pablo e Salatiel.

Primeira etapa de poucas emoções

A partida começou com o Ituano tomando a iniciativa e assustando logo nos primeiros movimentos. Pablo teve a primeira chance, mas furou a finalização. Pouco depois, Salatiel buscou o cabeceio, mas sem sucesso. O Corinthians, jogando contra o vento, teve sua primeira oportunidade aos cinco minutos, com Yuri Alberto girando na entrada da área e finalizando com perigo, mas a bola saiu pela linha de fundo.

O lateral Hugo, recém-chegado ao clube, teve boa participação nos minutos iniciais e chegou a finalizar da entrada da área aos sete minutos, mas sem direção. A partida, no entanto, seguiu em um ritmo moroso e com poucas jogadas trabalhadas. O Ituano, apostando em jogadas pelo alto com Salatiel, levou certo perigo aos dez minutos, mas a finalização de Eduardo Person passou longe do gol de Cássio.

Raniele, um dos volantes do Timão, arriscou de longe aos 15 minutos, mas a bola foi por cima do travessão. O lance mais perigoso da primeira etapa veio aos 17 minutos, quando Thonny Anderson apareceu livre na segunda trave e desperdiçou um cruzamento açucarado com uma finalização ruim.

Yuri Alberto ainda tentou uma jogada plástica aos 20 minutos, aplicando um chapéu e tentando um voleio após lançamento longo, mas a bola subiu demais. O Corinthians voltou a ameaçar aos 34 minutos, com cruzamento de Matheus Araújo e cabeçada fraca de Yuri, facilitando a defesa de Jefferson Paulino.

O Ituano respondeu logo na sequência com cruzamento buscando Salatiel, que não conseguiu alcançar a bola. Com pouca inspiração e baixa intensidade, o primeiro tempo chegou ao fim com o placar zerado e vaias tímidas por parte da torcida presente.

Segundo tempo e domínio desperdiçado

Com o vento agora a seu favor, o Corinthians voltou com maior agressividade no segundo tempo. Logo aos três minutos, Matías Rojas ajeitou para a perna boa e chutou da entrada da área, mas mandou por cima. No minuto seguinte, Rojas iniciou um contra-ataque, encontrou Yuri Alberto, que avançou em velocidade e finalizou, mas a bola desviou para escanteio.

A melhor chance do Timão surgiu aos seis minutos. Matheus Araújo achou Yuri Alberto livre na área. O camisa 9 dominou e finalizou cara a cara com Jefferson Paulino, mas chutou em cima do goleiro do Ituano, desperdiçando a oportunidade mais clara do jogo até então.

O Ituano respondeu aos dez minutos com jogada de Pablo pela direita. Após corte parcial da zaga corinthiana, a bola sobrou para Marlon, que finalizou por cima. Pouco depois, Félix Torres falhou na tentativa de corte e a bola sobrou para Thonny Anderson, que finalizou à queima-roupa, exigindo grande defesa de Cássio.

Aos 22, o Corinthians criou mais uma boa jogada, com Yuri Alberto servindo Maycon, que chegou batendo de primeira. A finalização saiu torta, longe do gol. Três minutos depois, Wesley fez boa jogada individual, bateu cruzado e acertou a trave. Romero apareceu no rebote e mandou para as redes, mas o paraguaio estava impedido e o gol foi corretamente anulado.

Romero voltou a incomodar aos 33 minutos, cabeceando firme um cruzamento na segunda trave e obrigando o goleiro do Ituano a operar outra bela defesa.

Castigo nos minutos finais

Quando o empate parecia consolidado, o castigo veio. Aos 41 minutos, em lance que parecia sem muito perigo, Léo Duarte aproveitou sobra na intermediária e arriscou um chute forte de perna esquerda. A bola ainda desviou em Félix Torres antes de morrer no cantinho do gol defendido por Cássio, que nada pôde fazer.

O Corinthians ainda teve uma última tentativa com Fausto Vera, que recebeu de Gustavo Mosquito, limpou a marcação e chutou firme, mas Jefferson Paulino fez mais uma grande intervenção e garantiu a vitória para o Ituano.

Análise final

A derrota do Corinthians reflete, sobretudo, a dificuldade da equipe em transformar domínio territorial e posse de bola em efetividade. O ataque, liderado por Yuri Alberto, desperdiçou chances preciosas, e a defesa voltou a falhar nos minutos finais, um problema recorrente nas últimas temporadas.

Ainda sem Rodrigo Garro e com jogadores como Wesley e Romero oscilando entre lampejos e apagões, Mano Menezes terá que encontrar alternativas rápidas para não deixar o time estagnar ainda nas primeiras rodadas do Paulistão. O desempenho defensivo, mesmo com boas atuações individuais como a de Cássio, segue sendo uma preocupação.

A torcida, que compareceu em bom número em Itu, saiu frustrada e cobra mais contundência ofensiva e concentração defensiva para a sequência da temporada. O próximo compromisso, contra o São Bernardo, já ganha contornos decisivos para a recuperação da confiança no elenco e no projeto comandado por Mano.

Ficha técnica

Competição: Campeonato Paulista
Local: Municipal Doutor Novelli Júnior, Itu, SP
Data: 24 de janeiro de 2024 (quarta-feira)
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Matheus Delgado Candançan
Assistentes: Daniel Luis Marques e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa
Árbitro de vídeo: Thiago Duarte Peixoto
Gol: Léo Duarte (Ituano)
Cartões amarelos: Claudinho, José Aldo e Yann Rolim (Ituano); Maycon (Corinthians)
Público: 14.688 torcedores
Renda: R$ 996.075,00

ITUANO: Jefferson Paulino; Léo Duarte, Claudinho, Marcel e Jonathan Silva (Marlon); José Aldo, Thonny Anderson (Jean Pyerre) e Yann Rolim (Miqueias); Salatiel, Person (Felipe Fonseca) e Pablo (Vialle).
Técnico: Márcio Freitas

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Caetano (Yago), Félix Torres e Hugo; Raniele, Maycon (Fausto) e Matheus Araújo; Matías Rojas (Gustavo Silva), Romero e Yuri Alberto (Wesley).
Técnico: Mano Menezes

 

 

Tags: